quinta-feira, 24 de julho de 2014

A sombra e a escuridão.


Lendas Escoteiras.
A sombra e a escuridão.

 "Que meus inimigos sejam fortes e bravos para que eu não sinta remorsos ao derrotá-los"

                       Em minutos o tempo mudou. Parecia noite, mas não era. O relógio de Donato marcava quatro da tarde. A trilha fazia volta no morro do Pastor. Os Javalis seguiam em fila, pois a trilha era estreita. Do lado direito da trilha um gigantesco penhasco. Cair era morte certa. Não dava para apertar o passo, tinham que seguir calmamente para não acontecer o pior. Molano olhou para o céu e se assustou. As nuvens cor de cobre não deixavam dúvidas, é temporal que se descobre. Um trovão ribombou por toda a encosta da montanha. O coração de todos os patrulheiros batia aceleradamente. Pelo menos era só um trovão, o pior era o raio mortal que vinha antes dele. Monte Alto o Monitor dos Javalis era experiente. Não foi a primeira vez que sua jornada fora agraciada com uma tempestade. Mas aquela era diferente. O vento começou a soprar forte e a chuva caia torrencialmente parecendo inundar a pequena trilha que eles caminhavam. Monte Alto não teve duvidas. Chamou Rolemberg que estava com a corda, e aberta foi dada a primeira volta para um Fiel Duplo, quem sabe melhor o triplo numa pequena árvore a beira da estrada. – Todos já sabiam o que fazer se abraçaram uns aos outros próximos a árvore e a corda foi passada por eles e a pequena árvore varias vezes.

                      Parecia que o mundo ia desabar. Difícil falar com tanto raio e trovão que não parava. Javier olhou para a trilha encharcada. O vendaval não perdoava. Se estivessem soltos não iriam sobreviver naquela trilha molhada e barrenta. Andar por ela era escorregar e cair no penhasco que escuro nem o fundo se via. Ele não acreditava que aquela enorme Onça Pintada pudesse estar ali proximo a eles. Ela com seus olhos vermelhos não sabia da chuva, dos raios, dos trovões e que a sua esquerda poderia sumir no penhasco mortal. Javier cutucou Monte Alto, que cutucou Rolemberg, que cutucou Lorenzo e Donato. Justino não conseguia ver o que eles apontavam. Estava em outro extremo da corda que os segurava naquele vendaval imenso e não puderam ver a enorme Onça Pintada. A mão de Deus? Só podia ser. Um raio enorme caiu à frente da Onça pintada que deu meia volta e subiu correndo à montanha a procura de um abrigo. Um alívio tomou conta de todos apesar dos trovões dos raios e da chuva que não parecia terminar nunca. Se tens vento e depois água, deixe andar que não faz magoa, mas se tens agua e depois vento põe-te em guarda e toma tento! Todos sabiam e a preocupação aumentou com aquele vendaval que só veio quando a chuva caia aos borbotões.

                     A noite chegou e a chuva não parava. Pelo menos o vento e os trovões sessaram. Desamarraram-se e partiram, mas andando a passos de tartaruga. Escorregar seria o principio do fim. Todos estavam amarrados uns aos outros, mas a trilha escorregadia poderia não poupar ninguém em uma queda. Foi Lorenzo que avistou uma pequena saída à esquerda e avisou Monte Alto o Monitor. A saída foi à salvação, mas só para passar a noite, pois a trilha era o único meio deles atingiram a Ravina do Bem Ti Vi. Em pouco tempo limparam uma área de quatro metros quadrados. O suficiente para passarem a noite. Justino ofereceu para fazer uma sopa e todos sabiam que ele era capaz, Monte Alto achou melhor esperar o amanhecer. Como bons Escoteiros acampadores eles dormiram. A chuva prosseguiu até às três da manhã. Foi Molano que olhando para o céu viu quando a chuva passou e as estrelas surgiram no céu. As nuvens de chumbo despareceram.

                      Monte Alto acordou a todos antes do amanhecer. Queria colocar o pé na trilha nos primeiros raios do sol. Estavam todos molhados, mas ninguém reclamava. Afinal eram valentes mateiros e não ia ser uma “chuvinha” que poderia assustá-los. Monte Alto fez um Conselho de Patrulha. – Podemos fazer um lanche quente e estamos precisados ou podemos ir em frente, pois acredito que mais dois quilômetros atingiremos a Estrada do Negro Monte. De lá menos de duas horas chegaremos a Ravina do Bem Ti Vi. Gostaria de saber a opinião de cada um. – Todos deram sua opinião, queriam chegar logo, montar um bom campo, comer uma bela refeição feita por Justino o Cozinheiro da Patrulha. Todos sabiam que as Patrulhas Corvo, Andorinha e Águia Dourada se encontrariam lá. Eles não queriam atrasar já que o Chefe Bill tinha preparado um belo jogo à tarde daquele dia. Já tinham percorrido uns mil e duzentos metros. A trilha molhada ainda oferecia perigo e continuavam a andar em passadas lentas.

                       Foi Molano quem viu a onça. Estava à direita da trilha, e por um milagre não tinha caído no penhasco. Preza em galhadas e cipós não podia se mexer. Era como se uma enorme tarrafa a tivesse segurado. Todos pararam para observar. Ela era enorme, seus olhos vermelhos encaravam aqueles valentes Escoteiros que se arriscavam na Trilha da Morte como era conhecida. Por uns instantes ninguém disse nada. Molano tomou a frente, abriu a corda e fez na ponta um balso pelo seio, na outra ponta em um pequeno arvoredo fez um volta de fiel duplo. Todos entenderam sua ideia. Eles sabiam que não podia deixar a Onça Pintada morrer ali. Seria uma morte terrível. Não seria fácil laçar a Onça com o Balso Pelo Seio. Rolemberg se ofereceu a descer proximo a ela e com seu bastão tentar enlaçar a Onça. Vários cabos foram entrelaçados para se fazer uma corda e todos seguraram Rolemberg por ela. Se a onça caísse ele não cairia. Não foi fácil, uma hora depois conseguiram. A onça tentou se desvencilhar da corda, mas não conseguiu.

                       Monte Alto estava preocupado. Se a Onça ao ser salva resolvesse atacá-los eles não teriam como se defender. Nenhum patrulheiro do Javali pensou nisto. Só pensavam em salvar a Onça Pintada. Não foi difícil logo ela atingira a trilha onde estavam. Monte Alto, Javier, Donato e Justino fizeram uma barreira com seus bastões. O Balso Pelo Seio não se soltou. A Onça Pintada estava em pé olhando para eles. Não se sabe se foi por medo ou se foi uma coragem não esperada que Molano se aproximou da onça, com seu bastão desfez o Balso Pelo Seio em seu corpo. A Onça estava parada e parada ficou. O nó desfeito a corda puxada e enrolada já se encontrava nas costas de Javier. Parece mentira, vão dizer que não é verdade, mas a onça se abaixou com as pernas da frente, fez uma mesura, deu um passo atrás se virou e partiu. Ninguém disse nada. Um suspiro de alívio? Não. Para eles valentes Escoteiros acampadores aquilo era rotina. Eles se consideravam profissionais no campo nas jornadas e nada amedrontava aquela Patrulha.

                      Partiram com sol alto para seu destino. Se alguém contou alguma coisa foi porque leu no Livro de Ata da Patrulha tão bem anotado por Lorenzo o Escriba. Falar sobre a chegada, sobre o que aconteceu com eles nos quatro dias que confraternizaram com as outras patrulhas quem sabe não era uma história tão digna na jornada que fizeram para chegar lá. Sei que todos eles mesmo tendo um enorme orgulho da Patrulha Javali, nunca em suas vidas esqueceram aquela Onça Pintada na Trilha da morte. Afinal são histórias, são coisas de Escoteiros!


- “Você pode viver com dignidade, mas não morrer com ela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....