sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A cruz do meu destino.


Lendas Escoteiras.
A cruz do meu destino.

                    - Sentei na beira do riacho no lusco fusco daquela tarde fria. Meus olhos estavam cheios de lágrimas, pensei comigo que não devia ter ido e teria sido melhor ter ficado em casa. Mas eu precisava pensar. Eu tinha de tomar uma decisão e não sabia qual. Meus amigos não sabiam como aconselhar, pois nenhum deles passou pelo que eu estava passando naquele momento. Qual caminho tomar? Quando cheguei em casa depois da reunião dos Escoteiros encontrei em cima da mesinha seu bilhete, bilhete não, uma carta. Longa, triste, ela disse tudo que queria dizer. Bateu fundo em meu coração. Machucou, mas eu merecia. Aquela noite eu chorei. Eu um homem feito com meus trinta e cinco anos e chorando. Foi uma semana difícil no meu trabalho. No sábado cedo avisei ao Lucas Monitor da Lobo que não iria a reunião. Ele meu vizinho ficou ressabiado, não perguntou nada. Como Escoteiro e Monitor acho que sabia o porquê. Eu precisava pensar e nada melhor que procurar um lugar longe, onde o vento e a brisa da madrugada pudessem ser um bálsamo para curar minha dor e quem sabe o meu coração.

                        Ali naquela montanha cujo nome eu não sabia, com a cabeça baixa, só ouvindo o cantar dos pássaros e o barulho borbulhante da cascata meus pensamentos iam a mil. Não fiz meu almoço. Não tinha fome. Bebia a água da bica, pois achei que ela poderia purificar minha alma que sofria. Nem mesmo um pintassilgo que resolveu pousar perto de mim ajudou. Se não fosse quem fosse eu preferia morrer a passar pelo que estava passando. Mas era tão difícil assim? Quantos chefes passaram por isto? Afinal só existe a felicidade entre as famílias Escoteiras que participam juntos? Eu sabia que Verinha tinha razão. Ela sempre fora uma alma caridosa a tentar entender meu novo estilo de vida. Ela sempre foi uma companheira de verdade. Não posso até hoje reclamar. Fez tudo por mim e eu achava que também fazia por ela, mas dinheiro e palavras não foram suficientes. Ela queria carinho, minha presença, passear por aí, tirar férias na praia, ela adorava Juliano, nosso único filho. Mas eu cego e estupido achei que meu caminho era aquele em ajudar o escotismo. Agora via que enganava a mim mesmo. Olhando o cair da água cristalina da cascata levanto meus olhos para o céu e ele parece me dizer: Você não soube escolher. Escolheu errado meu amigo. Meus olhos marejados de lágrimas. Que vontade de gritar de dizer que não era o que queria!

                         Tudo teve inicio há três anos, eu era feliz e depois achei também que minha felicidade aumentou. Eu passeava sempre com ela e meu filho todos os fins de semana, íamos à casa de amigos, visitava sempre a mãe dela que morava longe, uma viagem de avião gostosa e nunca faltei com a minha mãe. Sempre íamos ao shopping, um restaurante, até em teatro fomos diversas vezes. Viajamos a Cabo Frio, na Bahia, no Ceará e eu tinha planos de ir a Disney com eles. Afinal não era rico, mas como Gerente da Fábrica eu tinha um bom salário. Um sábado Juliano veio me pedir para participar em um Grupo Escoteiro. Minha mente voltou ao passado quando sempre sonhei em ser um e nunca fui. Trabalhava com meu pai, lutávamos com dificuldade e os dias que a féria era melhor sempre fora nos fins de semana. Porque não? Pensei. Lá fui eu com ele. Uma meninada alegre, adultos educados, jogos incríveis e eu me vi ali com eles a correr nos tempos do meu passado. Agora esquecia que  era um adulto. Juliano entrou. O Chefe Joy insistiu para que eu entrasse também. Eles estavam com dificuldade de voluntários e ele pensou que eu poderia ajudar.

                        Para minha promessa foi um pulo. Logo assumi a tropa, pois Everaldo o Chefe se desentendeu com os outros e foi embora. Para mim foi à glória. Agora sim eu era o Chefe. A meninada passou a me chamar de Chefe Corisco. Porque Corisco? Não sei, mas eu gostava. Não perdia um curso, ia em todos, adorava ficar com eles conversando correndo brincando. Nestas horas eu não era Chefe era um menino. Tudo mudou em minha vida, parei de visitar meus pais e os pais dela. Quase não saímos mais, pois estava sempre fora nos finais de semana. Reuniões, acampamentos, excursões, indabas e tudo piorou quando fui para o Jamboree. Na volta Verinha não falou comigo. Vi que ela estava magoada. Pensei comigo que no dia seguinte tudo iria mudar. Verinha era sistemática. Não falava, não reclamava, mas seu semblante era um livro aberto.

                          Tudo piorou muito mais quando Juliano pediu para sair. Fui ríspido com ele. Chamei-o de mole, sem força de vontade, disse a ele que não tinha Espírito Escoteiro. Nunca soube por que ele desistiu. Foi Lucas o Monitor quem me contou – Olhe Chefe, Juliano cansou. Não quer mais. Acha que o senhor é muito exigente. Sempre a cobrar dele as provas sempre falando que ele tinha de conseguir o Lis de Ouro! – Será mesmo que era isto? Porque não conversar com ele? A conversa nunca aconteceu. A vida de um Chefe Escoteiro hoje eu sei que tem altos e baixos. Exigimos muito de nós e esquecemos daqueles que nos querem bem e são a razão de ser de nossa vida. Mas sair do escotismo? Nunca, eu amava o movimento. Depois que entrei me transformei. O escotismo passou a ser minha filosofia de vida. Juliano não voltou. Verinha conversava em monossílabos. Tudo estava acabando e eu cego não via. No grupo ninguém percebia, afinal nestas horas dificilmente temos alguém com experiência para nos orientar.

                       Sentado a noite em um toco que achei, aproveitando uma pequena fogueira que agora era só brasas, olhei para o céu estrelado pedindo um novo caminho. Pedi ao Senhor pedi a Deus, pedi aos santos amigos. Meus olhos vermelhos, lágrimas caiam e molhavam a terra. Tirei do bolso o bilhete de Verinha – Meu amor, eu te amo, demais mesmo, mas você parece não mais nos amar. Esqueceu que sou sua mulher e até de Juliano esqueceu. Não fala mais com ele. Nunca aceitei entrar com você no escotismo. Eu não sentia o mesmo que você. Nem todos nasceram para isto. Sei que você dificilmente vai deixar de ser um deles. Você já demonstrou isto na festa de aniversário do meu pai quando foi para a Assembleia, também esqueceu que sua mãe passava mal e mesmo assim foi para um Acampamento Distrital. Ela pedia sua presença naquele quarto do hospital e você não apareceu. Só chegou depois que ela partiu para outros rumos nas estrelas. Desculpe-me meu amor, mas não dá mais, estou indo embora. Aqui não volto mais. Juliano vai comigo. Quando contei para ele chorou muito, mas não voltou atrás. Saiba que eu te amo, amo demais, mas desejo que você seja feliz com seus amigos do escotismo.

                   Era meia noite quando juntei minhas tralhas e desci a serra. Minha decisão estava tomada. Eu não ia perder minha família. Amava o escotismo, mas até então eles não estavam em primeiro lugar. Agora não seria mais assim. Entre um e outro ficaria com quem convivi uma vida. Sei que o escotismo não tem culpa, mas quando participamos nos entregamos demais e esquecemo-nos dos nossos entes queridos. Vou atrás de Verinha e Juliano. Irei pedir perdão a eles de joelhos. Farei tudo para ela voltar. Não irei fazer promessas, pois minha escolha estava feita. Espero que Deus me ajude neste novo recomeço. Quando desci do avião e bati na porta da casa da mãe de Verinha eu me lembrei de Chico Xavier - Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....