terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Minha última conversa ao pé do fogo... Em 2014 é claro!


Minha última conversa ao pé do fogo... Em 2014 é claro!

                  Ontem sentei na minha varanda e esperava que quando viesse o entardecer caísse uma pequena garoa. Sempre acontece isto quando me sinto nostálgico. Mas não aconteceu. Quem sabe hoje na virada do ano? Bem aproveitei para repassar o meu 2014. Sempre nestas horas me pergunto: - Senhor até quando? Sei que ele sorri não diz nada, mas eu complemento: - Até quando o Senhor quiser! Foram centenas de dias, horas e minutos. Fazendo minhas caminhadas, vendo um ou outro programa de TV, ouvindo minhas músicas prediletas, sempre a correr para falar com os homens de branco, ouvir as mesmas coisas, afinal velhos também tem esperanças e sonhos. Mas me perguntam: - Sonhos? Esperanças? Claro que sim amigos, mesmo sabendo que amanhã ou hoje poderia ser meu último dia meus sonhos e esperanças existem e irão me acompanhar para sempre. Queira ou não foi um ano bom. Como sempre sem dinheiro pouca saúde, mas e daí? Eu precisava? Nunca precisei.

                 E porque foi um ano bom? Olhei para o céu não vi estrelas, mas reafirmei a mim mesmo que foi ótimo. Como diz o mineiro “mais maió de bão, tamanhusso e biteleza!” Consegui sobreviver. Conseguir escrever, consegui sonhar e o melhor de tudo fiz muitos amigos virtuais e pessoais. Cumprimentei pessoas que nunca tinha visto, voei nas minhas asas da imaginação a locais lindos, me encantei com tantos sorrisos dados por novos amigos. Aqui mesmo alguns me deram boa noite, bom dia, Sempre Alerta e até aqueles mais sabidos que me disseram SAPS! Não fiz inimigos, se fiz foi sem querer. Muitos opinaram nas minhas escritas, alguns gostando outros discordando. Tentei ser autêntico. Não sei se fui. Não tentei conduzir opiniões, mas deixar que outros conduzissem ao seu modo. Não entrei em outra seara que não o escotismo, pois ele faz parte da minha vida. Votei secretamente. Não me revoltei com políticos e empresários que aproveitaram da bondade de outros para enriquecer.

                 Ouve sim, crimes horrendos em todos os países, mas nunca pedi justiça para ninguém. Eu sei que ela vai existir um dia e Deus sim é o único que pode perdoar e ele vai perdoar não importa o grau dos culpados. Sei como funciona o poder entre os homens. Alguns dizem ser um poder do nada, do outro lado este poder é relativo. Lá nossos valores e importância serão o bem que fizemos aqui na terra. Revoltei? Um dia sim e outro não e quando aconteceu preferi orar em vez de criticar. Fechei os olhos para pensar que sem o mal o bem não tem condições de sobreviver. Pensei mais em coisas boas. Em minha linda esposa, nos meus filhos, na maçã vermelha que me deu o gosto da cereja em flor. Minhas noites foram ótimas apesar de acordar quase toda as horas. São coisas de velhos. Mas não dizem que ser Velho é lindo? É mesmo, desde que aceite suas condições de saúde e de vida. Ainda bem que Deus me deu condições de pensar, de criar histórias, de vivenciá-las como no meu passado.

                   Quem teve como eu a felicidade de ser Escoteiro, em uma época como a que vivi, sem obstáculos, sem marginalidade, sem empecilhos onde bastava um Escoteiro chegar correndo e dizer: - A tropa vai acampar! Era bom demais. Com a carrocinha ou não, com a mochila nas costas, cantil cheio, faca na direita e machadinha na esquerda, Chapelão na cabeça e olhar para o Monitor esperando ordens: - Para onde vamos Monitor? Podia ser para o Córrego do Onça, para as colinas do Morcego, para o Vale do Lago Feliz. Não importava. O bom era por o pé na estrada e viver! Sim viver ao ar livre, com uma bandeira ao vento, sem imposições, mas sempre digno da lei e promessa. Não posso reclamar. Fui feliz Escoteiro menino, fui feliz Escoteiro adulto. Ainda sou feliz como Velho Escoteiro.

                  Agora vamos entrar em 2015. Espero coisas boas, se vier ruins que venham. Faz parte da vida e não vou reclamar. Sei que meu anjo estará ao meu lado. Célia com seu sorriso faz parte de tudo que sou. Continuarei a escrever histórias, umas boas outras não, umas que a gente deixa rolar uma lágrima e outras não. Umas que faz a gente pensar e outras não. Cada dia será vivido como único. Em todos eles terei um sorriso nos lábios, e na mente sempre cantarei uma canção Escoteira. A de despedida não. Ela será minha última canção. Irei cantar a canção de amigos, de colocar as mágoas no bornal, de sorrir sempre, de saudar meu amigo BP, aquela que amo ao dizer que embaixo da árvore da montanha acampei. Vou cantar para minha patrulha e gritar a eles para avançar ao infinito. Cantarei o Rataplã marchando na trilha da felicidade, serei feliz em cantar todos juntos estaremos reunidos outra vez. Não terei mais uma fogueira para lembrar-me do Stoldola, ela é impossível hoje para mim. Mas não esquecerei jamais que tenho de voltar a Gilwell, preciso aprender mais e um curso assim que possa eu vou tomar. E antes de dormir, cantarei o Cucu o silencio da noite, pensando que no amanhã vou cantar a alvorada.

               2015 estão aí. Sempre agradecendo a Deus pelos amigos que já vivem em meu coração os que ainda irão viver. Sempre que possivel vou tentar levar a felicidade a todos e lembrar que um Escoteiro vive para amar e ser amado, que o amor não tem horas para existir. Nunca deixarei de postar meus sonhos, de um escotismo leal, amigo, fraterno, respeitoso, onde não existe o melhor e o pior. Sempre direi que somos todos irmãos fraternos, e que o escotismo faz parte daqueles que acreditam e que o gostoso de tudo é ser um Escoteiro irmão, fazendo tudo muito simples, onde não vai haver fronteiras para apertar uma mão esquerda. Nos meus sonhos não haverá imposições e ninguém vai ter receio da autoridade Escoteira. Não teremos burocracia para ir às montanhas, descobrir nascentes de águas cristalinas, e sempre com um sorriso nos lábios. Uma vez eu disse que gostaria de ter sido um mágico, quem sabe ser um Merlin da Corte do Rei Arthur, dos cavaleiros da távola redonda. Eu seria um semeador de felicidades, ou melhor, um mágico para levantar meu bastão e deixar que ele solte raios de felicidade, de amor, de bondade e jogar no coração de cada um que ser Escoteiro é muito mais, é ser feliz e fazer a todos  felizes.

QUE VENHA 2015! Estarei pronto a viver com ele até os seus últimos dias!

Beijos e abraços fraternos a todos vocês!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....