segunda-feira, 20 de julho de 2015

Um monitor a beira de um ataque dos nervos.


Conversa ao pé do fogo.
Um monitor a beira de um ataque dos nervos.

                Pois é Chefe, foi isto mesmo que aconteceu. Para muitos um fato normal para mim quase desisti de ser Escoteiro. Quer saber? Agarrei-me na minha promessa e minha lei para não deixar o cargo de monitor à deriva. Bem, o senhor sabe eu tinha treze anos e experiência nenhuma em liderança a não ser a que aprendi ali mesmo na patrulha. Não era um pata-tenra como monitor isto não, assumira a mais de um ano quando Nonô foi embora com seus pais. Como ele chorou Chefe. Marcou-me muito sua saída. Nós todos tínhamos por ele uma enorme amizade e quem sabe considerado por muitos como um irmão. Por ser muito emotivo não fui à estação despedir dele, depois mandei uma cartinha que contribuiu para durante anos manter uma correspondência gostosa com ele.

               A patrulha me recebeu bem. Não esperava ser escolhido Jairo Submonitor seria a escolha certa. Mas ele mesmo me indicou e disse que não gostaria de ser monitor. Com o Nonô não éramos os primeiros, mas também não fomos os últimos. Saímos bem em qualquer acampamento. Quando assumi a patrulha no acampamento de julho no Vale dos Sinos durante dois dias ficamos em primeiro lugar. Um orgulho danado Chefe. Mas tudo que é bom dura pouco. Com a saída de Nonô a patrulha ficou com seis. Abriu-se uma vaga e o Chefe Djalma me chamou na sala da chefia. - Visconde temos muitos querendo participar da Tropa, o mais correto era admitir a reserva mais antiga e não fiz isto. O menino Anthony Lambert é filho do meu Chefe, ou melhor, o dono da fábrica que trabalho. Pediu-me a vaga. Negar não podia. No próximo sábado ele será apresentado à patrulha. Gostaria que conversasse com todo e fosse sincero porque ele foi admitido. Não sei o que vai acontecer, mas abri uma exceção e não pretendo abrir outra.

                 Não disse nada, a escolha era do Chefe. Fiz minha parte e a patrulha ficou ansiosa para conhecer o novo membro da patrulha. Pois é Chefe ninguém estava preparado nem eu. O menino era um chato, exigente, pensava ser o dono da patrulha. No primeiro dia pegou o bastão da monitoria e disse que seria dele a partir daí. Tomei dele educadamente e saiu chorando procurando o Chefe. Era sempre assim. Se se via tolhido nas suas nuances corria chorando para o Chefe. Assim foram três reuniões. A patrulha se reuniu e pediu a saída dele. E agora? O que fazer? Mas eis que ele chegou naquele sábado com uma pasta cheia de papéis. – Monitor! No próximo acampamento quero fazer estas pioneiras. Tirou da pasta um amontoado de desenhos de pioneiras que nem sei se foi ele quem desenhou. Não disse nada. Já pensava aguentar o dito cujo por três dias na Fazenda Aconcágua de Dona Iraci.

                 Chefe, não sei se passou por isto, mas eu passei e não quero passar de novo. Falei para o Chefe Djalma que seria seu primeiro acampamento. Que ele prevenisse seus pais sobre o que seria. Mas sabe o que o Chefe Djalma me disse? – Seu pai deu ordens para ele ir. Colocou a caminhonete da empresa a disposição. Caso ele não goste ou se sinta mal, ela traz ele de volta! – Chefe! O senhor aceitou? – Não aceitei. Ele vai e aconteça o que acontecer vai ficar todos os dias. No dia da partida lá estava sua mãe com uma lista enorme. – Chefe Djalma dizia ela – Ele deve tomar tais e tais remédios. Ele deve comer quatro vezes por dias nos horários certos. Ele não gosta disto e daquilo. Se tomar sopa ele vomita tudo. Gosta de dormir tarde e levantar depois das dez... Fiquei olhando aquilo tudo e pensando, comigo não terá folga. Ou come o que comermos ou passa fome. E tem mais vai levantar as seis em ponto!

                  Quando chegamos ele todo serelepe queria escolher o campo da patrulha. Ameaçou pegar um berreiro se não fosse com os monitores. Pela primeira vez vi o Chefe Djalma dar um grito com ele. Ele correu e se escondeu atrás das árvores. Preveni o Jairo para não dar folga a ele. Até que no primeiro dia ele foi bem. Ajudou nas pioneiras, fez sozinho duas fossas de liquido e detrito que se abriam a um simples toque de pé ou mão. Mas quando chegou a noite nem bem escureceu me procurou. – Monitor, quero ir embora, a comida do almoço foi uma droga. Aqui tem muito mosquito. Vou e volto amanhã, chame o Chefe para me levar! Chefe Djalma gritou: - Você come aqui, dorme aqui, vai fazer tudo que os outros fazem e se chorar prendo você naquela árvore e deixo você sozinho lá passando a noite no frio!

                  Poxa! O Chefe estava arriscando seu emprego. Sabia que podia ser demitido e todos nós sabíamos que se isto acontecesse ele tinha de mudar de cidade para arrumar outro emprego. E quem disse que Anthony Lambert arrefeceu sua gritaria? Necas! Gritou, esperneou, chorou tanto que acreditou mesmo que chorava. Lá pelas nove da noite me pediu um pouco de comida. Flávio o cozinheiro tinha guardado para ele. Ficou manso, sentou-se a mesa de patrulha e comeu com gosto. Tinha de comer, fiz questão de limpar sua mochila dos doces chocolates e biscoitos que sua mãe colocou la. Chefe, Anthony Lambert mudou e como mudou. Na chegada sua mãe veio correndo abraçar o seu filhinho. Ele disse: Mãe espere tenho de ajudar a patrulha a descarregar o material e guardar. – Seu pai gritou: - Que o Chefe Djalma o faça você vai pra casa! Ele respondeu para o pai: - Aqui sou Escoteiro, vá gritar com seus empregados. Só vou quando terminar e saiu de perto carregando uma barraca!

                   Olhe Chefe, nunca vi uma mudança tão rápida. Precisava ver o novo Escoteiro Anthony Lambert. Eu mesmo não acreditava no que via. Sem perceber ficamos amigos. Ele ia a minha casa e eu na dele. A patrulha reunia la muito. Sua mãe era ótima nas guloseimas que fazia questão de fazer no lugar de Lourdinha sua cozinheira. Sei que passei para os seniores e ele me disse: - Visconde me espere, breve estarei lá com você! E o tempo passou, cresci estudei e hoje o senhor sabe, sou dono da Fabrica que foi do pai de Anthony Lambert! – Olhei para Visconde. Estava eu ele JF e Juliano sentando em volta de um fogo amigo, na montanha do Grilo. Passava da meia noite. Todos os escoteiros já tinham ido dormir.


                     Visconde! Perguntei, e onde anda Anthony Lambert? Chefe! Oh Chefe! Ele hoje mora em Paris. Casou com a Duquesa de Windsor, vive bem, tem mais cinco fábricas na Europa. Fez questão de me fazer sócio e depois me vendeu sua parte! Olhe me garantiu que viria aqui fazer uma visita. Saiu de Paris as três e deve estar chegando no seu jatinho particular. – Um farol iluminou a estrada dos Afonsos. O carro não podia prosseguir, pois não havia mais estradas. Meia hora depois chegou respirando fundo Anthony Lambert. Gordo, barrigudo, mas com um sorriso encantador – Preciso voltar ao escotismo disse: - Deu um abraço apertado em cada um. Sentou na beira do fogo, pegou uma banana assada, no caneco tomou um cafezinho. - E então? Vamos continuar a prosa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....