domingo, 9 de agosto de 2015

Não deixe entrar o ódio em seu coração.


Lendas Escoteiras.
Não deixe entrar o ódio em seu coração.

                           Ninguem notou naquela manhã de sábado a luz forte azulada que caiu mansa sobre a cidade de Purgatório. Poucos observaram um jovem alto com o uniforme social dos Escoteiros, atravessando a ponte de madeira com um sorriso contagiante, uma forquilha na mão, uma pequena mochila e passos que não tinham pressa em chegar. Era uma cidade simples, pequena, onde havia poucos jovens por falta de oportunidade profissional. Os mais velhos diziam que no passado havia muito amor, cortesia, fraternidade e amizade entre seus residentes. Ninguem notou também aquele jovem calmo, com passadas curtas, olhando para frente com um sorriso nos lábios cumprimentando a todos que encontrava. Ali ninguém notava ninguém. Purgatório tornou-se uma cidade dispersa, e de um certo tempo para cá seus habitantes viviam para si sem pensar no seu próximo. Um poeta disse uma vez que era fácil sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e fazer feliz por inteiro. Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.

                             O jovem entrou na Rua da Tristeza onde havia poucas casas e na última entrou. Ele sabia que estava vazia. Desde que ele saiu dali a muitos e muitos anos sabia que mesmo dizendo que nunca mais voltaria agora se viu entrando em sua velha casa e dizendo; - Eu voltei, espero que me aceite, pois aqui é meu lugar! Quanto tempo se passou? Melhor não pensar e seguir conforme seu sonho durante todo o tempo que ficou fora para fazer da cidade um lar para amar. Abriu às janelas, as cortinas eram as mesmas, brancas de cetim com pequenos babados a enfeitar suas laterais. Os móveis estavam limpos, a cozinha um brinco, tudo lavado, asseado e bem cuidado. Fez um café no ponto. Uma pequena chícara encheu e bebeu com gosto. Não estava com fome, deixou para fazer um lanche na sua volta. Estava quase na hora. Entrou no quarto e viu seu uniforme de campo solto e bem dobrado em sua cama e gostou do que viu. Bem passado como sempre foi quando o usava. O lenço ele dobrou devagar. Viu na parede o porta-chapéus com o seu bem acondicionado. Os sapatos foram engraxados e os meiões preparados na cadeira de vime ao lado.

                  Não precisava correr, sabia a hora que ia iniciar a contenda, mais conhecida como reunião. Ele já fora um deles, mas agora o passado era longo e o caminho que achou que não ia acontecer mudou de rumo como o vento que sopra para o norte e alguém lhe diz para ir para o sul. No seu subconsciente sempre achou que não teria mais volta. Vestiu seu uniforme como sempre vestia. O pequeno relógio de seu pai que abraçava a parede verde claro da saleta da entrada marcava quinze para as duas da tarde. Tempo suficiente para ele chegar e rever e resolver a contenda que seu destino o levara ali. Na Rua da Angustia ninguém olhou para ele. Na Praça dos Piedosos não viu ninguém. Chegou à sede sorrindo, ninguém olhou para ele. Para muitos ele sempre esteve ali. Não era nada não era ninguém. Levantou as mãos e orou. Pediu a Deus em uma prece profunda que mudasse o coração da irmandade, que pensassem mais nos outros que em si. A cidade precisava mudar. Aqueles sorrisos de outrora, aqueles apertos de mãos, aqueles abraços tão gostosos não podiam ficar armazenados no coração das pessoas.

                      Ele sempre soube que o começo de tudo estava ali, onde se acreditava em uma Lei, onde se dizia que há honra estava acima da vida e da morte. Onde a palavra tinha um dom de ser acreditado, pois a grandeza destas máximas não consiste em receber aplausos, mas sim em fazer por merecer. Todos se dirigiam a ferradura. Hora do Cerimonial. Hora da reunião da família escoteira hora da bandeira ressoar no ar. Ele ficou junto à chefia, não houve sequer um abraço um aperto de mão. Ele notou olhos tristes, faces angustiadas, enrugadas, sorrisos tortos, palavreado difícil para entender. Os lobos tentavam sorrir e não conseguiam. As patrulhas desleixadas, os seniores a conversar entre si. Os chefes não se olhavam e sentia-se que ali não havia amor, amizade, lealdade e os que estavam ali eram como se fossem mais um dos fantasmas escoteiros que não se conheciam.

                        A bandeira foi içada. Não houve canções, hinos nada. Faltava o calor humano. Faltava um olhar carinhoso, faltava uma voz que unisse a todos outra vez. Ele pediu a palavra. O olharam como se fosse um estranho. Afinal agora era mesmo um estranho. Ele humildemente foi ao centro da ferradura, tentou olhar nos olhos de cada um para transmitir amor. Estava difícil, olhou para o céu e pediu ao Senhor seu Deus:
- Dá-me Senhor: um coração vigilante, que nenhum pensamento vil o afaste de ti; um coração nobre, que nenhum sentimento indigno o rebaixe; um coração reto, que nenhuma maldade desvie; um coração generoso para servir. Senhor que cada um de nós possa amar uns aos outros, que possamos aprender a sorrir, a cantar a dizer aleluia Senhor por uma graça alcançada.

                        Um sorriso de um Lobinho se espalhou no ar, os gritos de patrulha eram gostosamente gritados pelos escoteiros de uma maneira exemplar. Os seniores davam risadas e abraçavam-se entre si.  Agora eles contavam “causos” sorrindo e as guias aplaudindo. Um Chefe veio correndo abraçar outro Chefe chorando e pedindo perdão. Um zum zum se espalhou como o vento que sopra sem parar. Ele sorriu e olhou para o céu. Obrigado meu Deus pela graça que me destes. Permitiu-me fazer o meu melhor possível hoje E que eu almeje faze-lo ainda melhor amanhã. Ensina-me sempre que o dever, longe de ser um inimigo, é um amigo. Faça-me encarar até a mais desagradável tarefa, alegremente. Me dê fé para compreender o meu propósito nesta vida e abra minha mente para a verdade, e enche meu coração com amor. – Era hora de partir, ele sabia que ali tudo havia se alterado. Ele sabia que a cidade iria acompanhar, portanto era hora de voltar.


                           Fez questão de abraçar a cada um em particular. Seu aperto de mão era como se fosse fagulhas de amor e paz a jorrar no coração de cada um. No portão deu o último olhar. Viu uma Lobinha dizendo adeus. Ele sabia que aquele adeus e o sorriso sua alma precisava. Entrou em sua casa, uma pequena lágrima apareceu e correu pela sua face até desaparecer no chão que ele pisava. Agora era hora de partir, fechou as janelas, beijou um pequeno crucifixo que estava no quarto de sua mãe. Lembrou-se do seu sorriso que sempre lhe deu antes de partir. Saiu devagar pela Rua da Amizade, viu outra placa, tinham trocado. Passou pela praça e viu que se chamava Praça do Amor. Havia cheiro de perfume no ar, rosas sorriam para todos que passavam a praça cheia, o povo a cantar. Na saída uma nova placa dizia: - Bem vindos a Portal da Esperança. Um clarão azul claro o levou de uma só vez. Ele com um sorriso lembrou-se das palavras de um poeta: - Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....