sexta-feira, 1 de abril de 2016

Chefe Joe, o Herói da F.E.B hoje um Chefe Escoteiro.


Lendas Escoteiras.
Chefe Joe, o Herói da F.E.B hoje um Chefe Escoteiro.

                              Chefe! Oh Chefe! Galo não tem dente! Eu rolava do chão de rir. – Aquele tinha e olhe uma dentadura de fazer inveja. Dentes enormes – ele dizia. Vida louca, alegre vivida com nosso querido Chefe Joe. Agora com os pés na água gelada do Riacho Grande ele nos encantava com suas histórias. Na cidade o chamavam de Comandante. Todos o respeitavam. Meu pai disse que ele foi piloto da F.E.B (Força Expedicionária Brasileira) e pilotou um P.51 – Mustang ou os famosos “Thunderbolts”. Meu pai dizia que ele tinha muitas histórias para contar das esquadrilhas e de seu slogan – “Senta a Pua”. Significava que o piloto tinha coragem e que na hora da disputa aceleravam o avião o mais rápido possível. Tudo mudou na tropa depois que ele chegou. Muitos escoteiros saindo, Chefe Nelson se despedindo a Tropa se acabando. Um dia ele chegou à sede. Cinquenta anos de vida. Loiro, magro, sem bigodes, cabelos embranquecendo, meio curvado, mas esperto se apresentou: - Chefe Joe da F.E. B! Um novo irmão de vocês!

                                Naquela noite de verão a Patrulha de Monitores estava acampada as margens do Riacho Grande. Cada dia melhor que o outro. Chefe Joe tinha tudo para nos atrair. Ele era demais. Isto nunca existiu. O Doutor Mamede Chefe do Grupo reclamou. O Chefe Joe deu férias para todos os escoteiros e ficou somente com os monitores e subs. Disse-me que sem bons Lideres de patrulha não podia haver uma tropa escoteira. – Em três meses chamo todos eles, prometeu Chefe Joe! Eu estava lá, apenas um Sub. Adorava o Chefe Joe. Chegava a sonhar com ele. Mudou tudo na tropa. Agora sim era escotismo o tempo todo. Excursão, jornadas, bivaques e acampamentos. Cada um mais gostoso que o outro. Aprendemos com ele técnica mateira que nunca sonhávamos.

                               Dez da noite, uma brisa gostosa uma pequena fogueira acesa. Um céu estrelado, cometas cruzando o espaço. Nossos olhos fixos no Chefe Joe. – Sua história era demais - Ventania tinha dentes, tinha mesmo- dizia. Podem acreditar. Ele me olhou e eu olhei para ele. Precisava dos ovos e ele o dono do galinheiro. Ficamos encarando um ao outro. Caminhei até o primeiro ninho e ele me deu uma esporada no braço. Sua espora era enorme – Olhei para ele e disse - Quer briga? Não sabes com quem está se metendo! Sou um Comandante! Estive na guerra! Um galinho de nada me desafiando? Levantei os dois braços para impor respeito. Ele me deu outra esporada. A galinhada no galinheiro cacarejava como se estivem rindo de mim. Galo maldito! Josenilton devia saber aonde ia me meter. Era o dono do galinheiro. Comprei duas dúzias de ovos e ele disse estar com pressa – Vá lá ao galinheiro. Tem muitos ovos. É só pegar.

                              A Patrulha rolava de rir. Chefe Joé era bamba em contar histórias. Durante o dia em um jogo ele nos fantasiava de tal maneira que a gente se achava ser mocinho, polícia, soldado, índio, ou o que for. Nossos acampamentos eram demais. Para nos adestrar como graduados e ser responsáveis pela patrulha. Ele dizia que era o Monitor dos Monitores. Precisam aprender a liderar. Nas Conversas ao Pé do Fogo ele balançava a cabeça ficava em pé se mexendo e dizia: - Tenho que liderar, tenho que liderar. Meu corpo depende de mim! Em pé! Firme! Então ele ficava ereto e andava em linha reta indo e voltando. – A gente não entendia, mas aos poucos seus exemplos e explanações nos faziam aprender a liderar com respeito. Um belo dia ele disse:

                          - O Dia chegou. Vocês estão preparados. Mandei chamar os meninos que dei licença. Não voltarão todos, mas acreditem em pouco tempo as patrulhas estarão completas. Agora façam com eles o que fiz com vocês. Sei que em breve teremos quatro patrulhas das melhores. Dito e feito. Agora era outra reunião, outra motivação. Claro que não era só nós os responsáveis. Chefe Joe participava de corpo e alma. Ele sabia como dirigir a tropa. Ele sempre repetia que a direção era dos monitores e não dele. Oriento, sou um irmão mais Velho. – Mas Chefe! E o Senhor, conseguiu ou não os ovos no Galinheiro do Josenilton? – Ele ria, seu sorriso era contagiante. – Achei melhor deixar os ovos lá. Se o Ventania defendia com tanto vigor seu lar não seria eu quem iria obrigá-lo a fazer o que não queria. Quando sai do galinheiro, ele se reuniu com outros galos, chamou as galinhas e deram uma tremenda vaia em mim! Kkkkkkk!

                - Isto é mesmo verdade Chefe? – Claro ele dizia, quando voltei no galinheiro outro dia com o Josenildo ele se posicionou para briga. Não entrei. Não ia de novo brigar com Ventania. Josenildo me trouxe três dúzias e um pintinho. – Como recordação Comandante. Pode criar sem susto. É filho do Ventania. E não é que era verdade? Com dois meses os dentes começaram a nascer.  Vendaval mora comigo até hoje. É meu amigo, meu companheiro e toma conta de minha casa como ninguém! – Pensei em pedir para ele nos mostrar o galinho Vendaval; Melhor não.  Ele ia se sentir insultado. Durante cinco meses a tropa cresceu quatro patrulhas completas.

                  Uma tarde de verão Chefe Joe chegou à sede. Abriu o porta mala do seu carro, fez uma saudação Escoteira. Ninguém entendia, saltou de lá um galinho. Cheio de dentes. Era o Vendaval. Tal pai tal filho. Ninguém podia se aproximar. Foi uma surpresa das boas. O livro de Atas da Corte e das patrulhas ficaram cheios de relatos dos escribas. – Olhei para o céu. Um cometa passou brilhando deixando um rastro de luz. Em silêncio o Chefe Joe olhava o céu cheio de estrelas. Devia estar pensando quando pilotava seu Mustang nos céus da Alemanha. O Laranja dos foguetes zumbindo no ar, a cor purpura das explosões no céu, um piloto tentando escapar com seu paraquedas. Aviões que caiam como uma bola e fogo em meio da metralha da noite.

                       Uma noite na porta de sua barraca, onde ele construiu bancos baixos, um café na brasa um biscoito ele olhava para o céu e nos disse pensativo, voz baixa, olhos fixos em uma estrela: – Um dia quando precisarem compreender melhor uma situação, um problema, vejam as coisas com certo distanciamento. Se tiverem aborrecimento, injustiças, desgostos, sonhem que estão em um Mustang, subam com seu avião às alturas e olhem lá embaixo as pessoas. Tão minúsculas. Pequeninas e nós somos tão grandes! Não precisamos preocupar com pequenas coisas. Eu fazia isto e olhe, meu equilíbrio emocional voltava e a raiva desaparecia. Eu nunca tinha visto um Mustang. Eu criava um em minha mente. Seria um Teco-Teco? Sentia-me um verdadeiro piloto. Ria de mim mesmo ao me chamar de Comandante!


                   Deus sabe e o que faz. Trouxe-nos o melhor Chefe do mundo. Olhe não existe nenhum Escoteiro da Tropa Senta Pua que até hoje não se orgulhava daquela Tropa. Vejo-me ainda nas noites de verão, Ele chamando a Patrulha, e lá estamos nas montanhas nas campinas mais distantes em ravinas ou vales floridos a acampar com o Chefe Joe. Eu o vejo até hoje dizendo: - Patrulha de Monitores em ação! Amei aquela Tropa, amei aquele Chefe, até hoje me sinto menino Escoteiro aprendendo com ele Saudades do meu Comandante, do seu amor, amizade e um grande espírito Escoteiro como exemplo. E quer saber mesmo? Amo de montão o meu Comandante. O meu querido Chefe Joe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....