terça-feira, 14 de junho de 2016

a promessa


Chefe, prometer significa o que?

Olhei para Anne da Patrulha Esquilo – Não sabia o que ela tinha prometido.
– Juntei uma resposta dos meus tempos de promessa. - Anne, todos nós precisamos ter credibilidade. Isto significa que quando se diz se faz. Prometeu cumpriu. Afinal palavra é compromisso. Não sei o que prometeu, mas lembre-se nunca prometa se acha que não vai cumprir. Sua força interna recebe os reflexos da duvida, da incerteza e da insegurança.

– Ela me olhou quase chorando. Chefe mas e se eu não puder?
- fiquei preocupado - Olhe não sei se vai ser a sua promessa. Nela se destaca a palavra o Melhor Possivel. Lembre-se que fazer o melhor possível, nada mais nada menos pode parecer algo triunfante de início. Sem perceber vai criando uma corrente positiva em seu coração. Quando você vê outros escoteiros passa a acreditar na sua meta. Sua busca se torna verdadeira na medida em que é originada por uma vontade autêntica, e não por um mero desejo de vitória e conquista.

- Ela me olhou com um olhar esperançoso.
- Fazer o melhor possível pode ser um desafio e tanto, pois se trata de um compromisso em alcançar o que se pode, passo a passo, como um alpinista que galga metros preciosos ao escalar uma montanha. A responsabilidade pelo fracasso é toda sua, o mérito pelo sucesso é todo seu, pois você sabe o tempo todo que está lidando com algo que pode concretamente fazer ou alcançar.

– Mas lembre-se Anne, sempre temos que aprender a viver em comunidade. Prometer e não cumprir é enganar, enfim é agir por má-fé. Bem melhor é pensar no que vai dizer e prometer. Não esqueça em nenhuma circunstância se sabe que pode não cumprir não garanta este compromisso. Se necessário tenha a coragem de dizer: - Preciso de tempo para refletir, resolver pendências ainda agora não posso prometer.
Anne me olhou e só respondeu:

- Obrigado Chefe, agora sei o que tenho de dizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....