terça-feira, 12 de julho de 2016

A última Estação de trem.


Conversa ao pé do fogo.
A última Estação de trem.

                   Tempos são passados. As lembranças não. Tempos bons que não voltam mais. Época de jornadas, acampamentos a “escoteira”, era bom, bom demais. Nunca esqueci nenhum. Andava por aí sozinho pelos campos acompanhado pelo Senhor. Era um apaixonado por ficar só. Quem sabe egoísta? Só eu sentindo o vento no rosto, descansar a sombra de uma pitangueira, nadar em um remanso frio de um riacho? Francamente não me achava um egoísta. Afinal quantas centenas de lindos acampamentos eu fiz com amigos de todas as idades? Quantas excursões? Quantas atividades aventureiras? Eu sabia que todas elas tinham um lugarzinho em minha memória. Eu sempre tive problemas e todos eles eu resolvia assim. Uma mochila, um bornal, uma forquilha, ração escoteira, uma rota e pé na estrada. Adorava. Muitas vezes sem barracas. Montar uma cabana, um banquinho, um fogo estrela, um local privilegiado onde a vista pudesse deslumbrar o inatingível. Quantas vezes? Muitas. Paradas longínquas, picos saudosos, vales queridos, uma jangada balançando nas águas caudalosas de um rio desconhecido.

                   Foram tantos com tantas histórias e hoje me lembrei da menina a chorar na estação quando seu amado se foi. Um trem uma mochila e lá fui eu a “escoteira acampar”. Era bom demais rever a coruja de olhos verdes, o lobo da campina, dormir sob o manto das estrelas tendo o céu como barraca. Três dias de encantamento. Banho no lago, na queda do riacho formoso, uma fogueira para esquentar. Valeu enquanto durou. Hora de voltar. Uma pequena estação uma parada de trem em um pequeno arraial. Esperava o noturno das onze sentado no banco da estação. Cheguei cedo. Gostava de ver o andar prá lá e prá cá do Chefe da Estação. Homem educado – Boa noite! - E tirava o quepe fazendo uma mesura me saudando sem me conhecer. Ao lado uma mesa com a parafernália eletromagnética que Morse um dia inventou. As mensagens percorriam como correio eletrônico os milhares de quilômetros daquela ferrovia sem fim. Diziam que elas davam a volta no mundo. Sinais curtos e longos, um “tatatá” gostoso levando palavras de sonhos para o fim do mundo. Boas lembranças quando fui Sinaleiro. Ali sentado esperava o trem chegar. Não tinha pressa. Nunca tive.

                    O matraquear, os passageiros chegando, um trem de carga passando e o Chefe da estação dizendo adeus. A vista escura se perdia no som do rio caudaloso que corria no vale dos sonhos dourados. A plataforma uns gatos pingados. O trem que subia o rio chegou mansamente. Não era o meu. Eu iria descer o rio. O Chefe da Estação com seu arco deu instruções ao maquinista que treinado não teve duvidas para enlaçar. O barulho quieto da fornalha soltava fumaça quente no ar. Eu adorava aquilo. Ali sentado, me sentia hipnotizado com a beleza de um trem de ferro que em breve iria sumir engolido pela modernidade. Foi então que avistei um casal. Jovens. Parados em frente à entrada do vagão de primeira classe. Um olhando para o outro. Não diziam nada. Ela só tinha olhos para ele. Encharcados de lágrimas de amor. Ele tristonho não tirava os olhos dela. – “Eu volto para te buscar” falou tristonho. Ela chorava baixinho. – Nunca vou te esquecer meu amor. O último apito, um beijo simples, um roçar de lábios sedentos que não queriam se separar.

              O trem deslizando sobre os trilhos se despedia da estação sorrindo, pois sabia que amanhã iria voltar.  Um último adeus. Ele correu e subiu nos degraus de seu vagão. Ficou ali de mãos estendidas acenando como a dizer que seria um breve e longo adeus. Ela sabia disto. Sabia que ele não iria voltar. Em pé olhava com um tremor no corpo, as mãos tremendo querendo dizer: - Leve o meu sonho com você! Tristonha não tirava a vista do trem que partia apitando e sumindo da vista na curva do rio para quem sabe nunca mais voltar. Um silêncio tomou conta da plataforma. Eu só ouvia o tic tac do telegrafo e os soluços da bela moça que havia perdido seu amor. Eu nada dizia. Não tinha nada para dizer. Ela estática não saia do lugar. Perdida em uma estação de trem o mundo dela desmoronava. O meu chorava com ela. Ela se virou e me viu. Seus olhos estavam marejados de lágrimas. Eu de calças curtas com meu chapelão fiquei em pé. Queria me solidarizar. Não sabia o que dizer. Ela deu um pequeno sorriso levantando o braço dizendo baixinho “Sempre Alerta”. Respondi do mesmo modo em posição de sentido tirando o meu chapéu. Lentamente ela se foi para seu destino.

               De novo a estação vazia. Não havia mais sol e a lua rechonchuda se escondia no outro lado montanha. Não havia vento, nem uma leve brisa para trazer alguma notícia do meu trem. Sentei novamente e deixei minha mente vagar por este mundo de Deus. O Chefe do Trem se aproximou. – Um atraso de quatro horas. O Trem que subia desencarrilhou. Muitos feridos outros mortos. O Trem que iria descer não tinha como passar. Não disse nada. Não tinha pressa. Minha mente corria sobre os trilhos a procurar o trem perdido que se foi. - Será que ele sobreviveu? Sem resposta. E ela? Como avisar que seu amor poderia ter ido para uma morada qualquer nas estrelas? – Não tinha como dizer. Ela já tinha ido para seu lar sonhando com seu amor e sabendo que ele nunca mais iria voltar. Quem sabe seria melhor assim. Dormitei no banco da estação. A noite viajava procurando o dia. Na plataforma escura deu para ver trovões no céu. A chuva chegou de mansinho. Eu gosto do som da chuva. Ela me trás lembranças e uma paz que revigora. Ao longe um apito do trem. Era o meu que chegava. Como um pássaro gigante sobre trilhos adentrou na estação perdida de um trecho qualquer daquela saudosa estrada de ferro.


                   Um retorno sem consequências. Na minha morada meu amor dormia. Entrei de mansinho. Fui olhar meus filhos que adormecidos sonhavam com anjos do céu. Abracei minha amada de muitas vidas e deitei ao seu lado. Ela sorriu. Pensei no amor da outra que tinha ido e nunca mais ia voltar. Sina marcada. Destino escrito no livro da vida. Nada do que se tem a gente pode manter para sempre. Sonhos que não foram vividos. Estrelas piscantes que se mantém no universo através dos tempos. Esperanças que nunca se acabam. Ainda deitado ao lado da minha amada, com as mãos entrelaçadas no peito eu chorava baixinho. Mais um dia que se foi. A dor da saudade de alguém que achou que teria e nunca teve ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....