quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sara.


Sara.

                          Eu sei Sara que você reclama, quer o poder na patrulha, acha que os demais são desiguais. Eu sei Sara que todas as pessoas são capazes de suportar as adversidades, mas você deve lembrar quando lhe disse que se quiser por a prova o caráter de alguém dê-lhe poder! –Ela me olhou assustada. Pensei em parar. Estava sendo muito direto e cruel com ela. Insisti e continuei: - Quem nunca caiu Sara não tem bem a noção do esforço que é preciso para se manter de pé! O que vocês todos da patrulha fizeram com Germano o antigo monitor não foi assim? Já ouviu as palavras de São Tomás? – Três coisas são necessárias para a salvação de alguém. Saber crer, saber o que deve desejar e saber o que fazer. Sara chorava. Eu sabia que muitos eram capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.

                        - Lembrei-me de um General que na Ditadura escreveu: - Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semianalfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. Nunca me esqueci deste comentário quando olhava certos chefes escoteiros que ambicionavam ser mais que os outros. Sara sonhou com o poder e não mediu esforços para conseguir. Sua ambição assustava a todos na patrulha. Eram servil e subserviente com ela. Afinal tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível e depois acaba. Pensei em parar por ali. A coisa mais constante da vida é a mudança, faça dessa mudança uma grande possibilidade de crescimento para você Sara.


                         - Queria ser um aconselhador, um amigo mais que um Chefe que ela considerava que eu era. Um sábio comentou que dê a quem você ama asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar e você há terá para sempre. Não foi um grande ativista quem escreveu um poema dizendo que ainda não aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de vivermos como irmãos? Sempre dizem que ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor interagindo com a gente têm sempre algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação. Como Chefe eu nunca perdi a fé na humanidade, eu sabia que ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja não quer dizer que ele esteja sujo por completo. Sara tinha de aprender e a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Eu sabia que ninguém é mais importante que ninguém. - Sara minha amiga escoteira, quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. Se ela aprendeu não sei. Calei-me, não havia mais o que falar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....