domingo, 19 de fevereiro de 2017

Eu sou um Escoteiro a moda antiga... (Plagiando um pouco Roberto Carlos)


Crônicas de um Velho Chefe escoteiro.
Eu sou um Escoteiro a moda antiga...
(Plagiando um pouco Roberto Carlos)

♫Eu sou um Escoteiro a moda antiga,
Daquele que ainda manda flores;
Aquele que tem na mente o escotismo,
De saber que é um dos seus amores.

Se... Fazer mais de quarenta nós Escoteiros e de marinheiro, treinar a fazê-los de costas, olhos fechados, com uma só mão e até o nó de evasão, se seguir pistas à noite, nas madrugadas; se atravessar rios caudalosos numa jangada improvisada; pagar o que puder para um bom acampamento, não esquecer a noite enluarada e cantar, se tem orgulho de ser um ou uma lis de Ouro, se viajar nos sonhos de BP como se fossem reais; se souber abraçar, sorrir, amar ao próximo e der um sempre alerta gostoso; se tudo isto faz de tí um Escoteiro, então tú és mesmo um Escoteiro Cavalheiro.

♫Eu amo de montão acampamentos,
Que curte uma trilha de aventuras,
Olha apaixonado o céu de madrugada
Na fogueira abraçando a namorada.

Se... Tens orgulho de sua jornada escoteira, se nela leu mapas croquis da trilha do caminho, se fez um percurso de Gilwell como manda os mandamentos, se o azimute tirava de letra, se os pontos cardeais, colaterais e sub. colaterais sabia de olhos fechados, se dominava uma bússola silva ou uma prismática com perfeição; Se a distancia cobria sempre com seu passo Escoteiro; se medir distâncias, alturas se tirava de letra; se tirar o chapéu para cumprimentar uma linda Escoteira, se abrir portas, dar sempre preferência a quem precisa se saber se portar como um Escoteiro em festas e aniversários não sendo um boca suja e sujar o que não é seu; se dirigir aos mais velhos com respeito falando sempre “Senhor”; Se respeitar a todos com educação mesmo o outro não tendo razão, se tudo isto faz de você um Escoteiro, então tu és mesmo a moda antiga um Escoteiro Cavalheiro. 

♫Eu sou um tipo bem diferente,
Não existem mais em nossos dias:
Gosto de um abraço e um aperto de mão,
E dizer meu Sempre Alerta de montão.

Se... Tratar bem a todos e ser bem educado; se da técnica escoteira tu faz dela os seus penhores; se falou sem gritar e sussurrou baixinho o que queria dizer; se faz questão da cortesia com seus amigos, se gostar do respeito para ser respeitado, se pensar que o escotismo é sua maior alegria; Se segue todas as regras de segurança; se aprendeu a ouvir e falar menos possivel; Se ensinou e deu alento aos seus amigos escoteiros; se tem orgulho do seu uniforme seja qual for e o usa com respeito; se não é daqueles que vestem sempre na sede dando maus exemplos; Se sabes respeitar o tempo não perdendo tempo precioso; se tens orgulho de sua palavra de Escoteiro; se não abusa do horário dos outros chegando sempre na hora; se tudo isto faz de ti um Escoteiro, então você é mesmo a moda antiga um Escoteiro Cavalheiro.

♫Diferente dos padrões modernos e atuais,
Sou do tipo cavalheiro, por isto sou Escoteiro.
Não me comparem com escoteiros intelectuais!

Se... Ser disciplinado sem ser um bajulador; se der um boi e uma boiada pelas suas ideias e seus pensares; se der valor a todos tratando com igualdade; se afirmar que não há nada mais lindo que um bom acampamento e uma linda fraternidade; se aprendeu com orgulho a ser um bom Sinaleiro; Se sorrir nas dificuldades faz parte do seu destino; se aceitar os outros mesmo que pensem diferente de você; se no campo domina com maestria um machado, um facão respeitando a natureza; se amar um lampião a querosene nas noites mais escuras e frias; se gostas mesmo de uma refeição feita por um excelente cozinheiro de patrulha, se tudo isto faz de ti um Escoteiro, então tu és mesmo a moda antiga um Escoteiro Cavalheiro.  

♫Apesar da modernidade que apregoam,
Tantos conceitos e padrões atuais;
Sou do tipo que na verdade
Do passado ainda sinto sente saudades.

- Se... Sonhar que um dia chegaremos ao milhão tão sonhado; se acabarmos com a evasão que assola nossa associação; se pensarmos que a trilha de BP é uma só; se aceitar opiniões ser transparente e democrático; Se em seu grupo evitar a palavra “meu” tudo meu! Se der valor ao que trabalha ao seu lado; Se sonhar que a UEB faça tudo isto sem exceção, que a ENIT não seja a dona de tudo sem dar satisfações; se o orgulho ferino de for o melhor e da casta dos lords acabar e o velho amor Escoteiro voltar; se houver no coração de cada um mais fraternidade Escoteira; se pensarmos que não devemos ter fronteiras intransponíveis, pois somos todos irmãos; se tudo isto faz de ti Escoteiro, então tu és mesmo a moda antiga um Escoteiro Cavalheiro!  

Eu sou mesmo um Escoteiro a moda antiga.
Que na fogueira adora uma cantiga,
E podem acreditar sou um amante aventureiro,
A moda antiga eu sou e serei sempre um Escoteiro.

Utopia? Sonhos mal sonhados? Impossível de acontecer? Para mim isto não existe, quem sabe por que temos ainda muitos Escoteiros à moda antiga e cavalheiros!

♫Eu sou Escoteiro a moda antiga,
Daquele que ainda manda flores;
Que tem no coração o escotismo,
Ele é e sempre foi um dos meus amores.

♫Eu amo de montão acampamentos,
Que curte uma trilha de aventuras,
Olha apaixonado o céu da madrugada

Na fogueira abraçando a namorada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....