sexta-feira, 3 de março de 2017

A Escola da Vida.


A Escola da Vida.

                         Em um acampamento há muito tempo atrás, as patrulhas já tinham se recolhido para dormir e ficamos alguns chefes trocando miúdos, falando do tempo, contando o passado e esquecendo-se do presente. Muitos temas surgiam e desapareciam como as fagulhas da fogueira que levadas pelo vento desapareciam na escuridão. Falamos de tudo um pouco, cada um tinha sua maneira de pensar ouvir e falar fazia parte da amizade que existia entre nós. Eis que um tema surgiu sem a gente perceber e começou a fazer parte das discussões que tínhamos para manter a salvo o escotismo das mudanças do porvir. Nada como dissertar o que disse nosso mestre Baden-Powell que se orgulhava de ter aprendido muito na Escola da Vida.

                        Chefe Tolon no seu linguajar de matuto do interior comentou: - Não sei se existe idade para que nós possamos aprender nesta formidável escola do mundo em que vivemos. Uma grande poetiza já dizia que todos nós estamos matriculados na escola da vida. Desde que nascemos. Nesta escola o mestre é o tempo. A cada dia vamos aprendendo. Não importa a idade, pois o aprendizado não para. Dia e noite. É bom aprender com o silêncio, com os falantes, com os intolerantes e os gentís.

                        Interessante sua ponderação. Mas Mano Velho que sorria e não tinha dito nada aproveitou a deixa: - Leonardo da Vinci comentou que a experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender. Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. São duas coisas distintas – O saber dado pelos mestres nas escolas e a vida como ela é, sendo olhada, guardada em nossa mente e nos fazendo crescer no dia a dia.

                        Ele não deixou por menos e finalizou: - Outro pensador comentou que, no dia em que guiarmos nossas ações, juízos, estudos e decisões por valores que visam ao sublime em vez da mesquinhez, quando agirmos inspirados mais nos critérios de justiça, da generosidade, da prudência, da temperança do que do interesse do egoísmo, no dia em que agirmos meditando sempre na beleza da doçura, na importância da humildade, no valor da coragem e no lugar da compaixão, nesse dia nosso planeta atingirá aquele estágio supremo que toda evolução técnica teve por meta.

                       Depois de ouvir tanta sabedoria pensei comigo sem nada dizer; - Viver o mais intensamente, arriscar sempre. Se tivesse 100 anos para viver, eu ainda não teria tempo para fazer tudo o que quero fazer. Às vezes, podemos passar anos sem viver em absoluto, e de repente toda a nossa vida se concentra num só instante. Deixe os nossos jovens viverem e aprenderem fazendo, errando até fazer o certo.


                       Depois desta aula de sapiência, nada mais havia a dizer. Chefe Carmelo nos convidou para uma oração. – Pai nosso, que estais no céu... E fomos dormir sob as estrelas do firmamento que tão bem é testemunha de tantos que um dia se sentaram em roda de uma fogueira para dizer o belo dos sonhos da vida que vamos viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....