domingo, 5 de março de 2017

Coragem.


Coragem.

                     Tudo aconteceu quando no acampamento de verão Mano Velho resolveu nos visitar. Um velho Escoteiro como ele era sempre bem vindo. Diziam que além de altos conhecimentos escoteiros ele também possuía o dom dos poetas e dos fazedores de sonhos. Sempre com uma frase, uma anedota ou mesmo um conto qualquer que trazia sempre uma mensagem importante para nós. Naquele fogo de conselho a escoteirada se desdobrou com as enquetes e as novas invenções de como interpretar as lições que são dadas por meio de uma apresentação sem diálogos. A Coruja ganhou longe ao mostrar um incêndio, com um bombeiro tentando salvar uma criança no segundo andar.

                   Foi quase no final que Mano Velho pediu para contar uma pequena fábula e isto sempre trazia atenção ao velho Escoteiro, pois já era também conhecido como o filósofo e seus contos sempre foram motivos de muitos aprendizados. – Jovens Escoteiros, hoje vou contar para vocês uma antiga fábula de um camundongo medroso. Esta fábula de nome “coragem” irá dar a vocês uma nova maneira de pensar e amadurecer para saber o quanto vocês se orgulham do que são e sabem que o medo é uma formula para a qual sempre temos solução.

                    O camundongo andava angustiado e encontrou com um mágico que com pena dele o transformou em um gato. Pensou que ele agora teria mais coragem, mas foi engano, pois ele ficou com medo do cão. O mágico pensou é pensou e o transformou em um cão. Agora ele sabia que nada poderia criar medo no ex-camundongo. Que nada, mesmo sendo um cão ele começou a temer a pantera. O mágico mais que depressa o transformou em Pantera. Ele se sentiu abençoado, mas passou a ter medo do caçador. A esta altura o mágico desistiu. O camundongo tremia a mais não poder, pois mesmo sendo pantera poderia ser caçado pelo caçador.

                  O mágico viu que nada adiantava e disse: - Nada que eu faça por você vai ajuda-lo porque você tem a coragem de um camundongo! E sem pensar duas vezes o transformou novamente em camundongo o que sempre foi. – Moral da história: É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto.  Mas escoteiros saibam que a coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo.

                  Com uma enorme palma escoteira Mano Velho foi dormir e a escoteirada sabia que as dificuldades se enfrentam de frente mesmo que o medo esteja presente a toda hora. Só assim iremos aprender que a vitória é feita com coragem acima do medo.


Sempre Alerta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....