quinta-feira, 9 de março de 2017

Memórias de Risadinha.


Lendas Escoteiras.
Memórias de Risadinha.
             
                      Risadinha. Nunca na minha vida conheci um Escoteiro como ele. Lembro que entrou direto para a tropa com onze anos. Tinha andar orgulhoso, nunca franzia a testa, e a maneira de mexer com o corpo fazia a todos darem muitas gargalhadas. Ele gostava disto e nunca se incomodou ou reclamou. A principio o Chefe Rambo não entendeu bem aquele menino desengonçado, risonho e que parecia não levar nada a sério. Basta dizer que na primeira reunião que ele foi apresentado a tropa ele olhou a todos, e perguntou: - Tropa, porque a roda do trem é de ferro e não de borracha? – A Tropa não entendeu nada. Seria uma nova maneira de apresentar? Mas não, risadinha logo emendou – Porque se fosse de borracha apagaria a linha! E Deitou no chão morrendo de rir. Era assim o Risadinha. Muitos riam mais do estilo dele que das piadas.

                      Nunca foi um mau Escoteiro. Conseguiu o seu cordão verde e amarelo e só não conseguiu o Lis de Ouro porque o Assistente Escoteiro do Distrito vetou. Tudo porque um dia em uma reunião distrital de escoteiros ele adentrou o círculo e com seu estilo característico gritou alto! – Turma! O que a caixa de leite falou para o saquinho? – Todos calados. Vem prá Caixa você também. E deitava, e rolava de rir. O Assistente, jovem ainda e que não tinha senso de humor não gostou daquilo. Não aprovou seu processo enquanto ele não mudasse. Mudar como? Era sua maneira, seu estilo. A tropa adorava, os seniores eram os que mais davam gargalhadas.

                      De vez em quando Risadinha extrapolava. No desfile do Sete de Setembro estava programado um alto em frente ao palanque para uma saudação as autoridades. Assim foi feito. O Chefe Laércio gritou! Alto! Esquerda volver! Nesta hora Risadinha deu dois passos a frente e gritou: Doutor Prefeito! Doutor Prefeito! O Prefeito que não era Doutor falou – O que foi meu jovem? Porque a mulher não pode ser eletricista? – Por quê? Perguntou o prefeito! - Porque ela demora nova meses para dar a luz! E deitou no chão de rir. O palanque inteiro caiu na risada. Foi um sucesso, mas o Comissário do Distrito Malquiedes achou um absurdo. Mandou um ofício para o Grupo Escoteiro pedindo sua saída. Claro que não foi atendido e isto não foi bom para o Grupo Escoteiro. Risadinha não parava. – Mamãe, Mamãe! Na escola me chamaram de mentiroso! Cale-se moleque, você ainda nem foi à escola! E Risadinha não parava. Era na sua Patrulha, era na tropa, era em casa era na escola.

                    Ficou conhecido por todos os Grupos Escoteiros da cidade e de muitas outras. Na sua cidade a população em peso adorava Risadinha. Quando ele passava sempre tinha alguém que gritava: - Risadinha! Uma piada. Ele nunca negou. Seu estoque era infinito – Na padaria do seu Pedro contou esta; - O condenado a morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre: - Meu filho vim trazer a palavra de Deus para você. – Perda de tempo seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele pessoalmente. Algum recado? E lá estava ele deitado no chão rindo.

                  Tudo piorou no Grupo Escoteiro quando O Chefe Laercio foi transferido pela sua empresa para outra cidade. Não tinha assistentes e o Diretor Técnico com muito custo convenceu um antigo Escoteiro a voltar. Minomatas nunca foi um bom Chefe e era um sujeito triste. Revoltado com a vida. Aceitou mas logo viu que ali não era para ele. Ao ser apresentado Risadinha deu um passo à frente. A tropa já sabia. Piada na certa. – Chefão! O garoto que mora em meu bairro apanhou da vizinha. A mãe furiosa foi tomar satisfação. Porque bateu no meu filho? – Ele foi mal educado. Me chamou de gorda, ela disse. - E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele? Foi à conta. Chefe Minomatas exigiu na corte de honra a sua expulsão.

                     Risadinha viu que a tropa ia ser prejudicada. Resolveu sair. Foi uma decepção e uma revolta geral. O Grupo Escoteiro em peso exigiu sua volta. Os meninos iam à reunião sentavam em um canto e não obedeciam a chamada de formatura. Um verdadeiro Motim. Os sêniores aderiram e logo os lobinhos. O que fazer? Era Conselho de Chefes prá cá, Conselho de Chefes prá lá, reunião da Diretoria e nada. Veio o Distrital e sua Corte. Nada. O assunto foi levado a regional. Nada. A nacional riu de tudo e também não fez nada. Risadinha foi convidado a voltar. Chefe Minomatas saiu do grupo. Um Pioneiro de nome Polenta assumiu. Garotão. Alegre, divertido. A tropa adorou. – Chefe, o louco estava com um balde de água e uma vara de pescar, o psiquiatra perguntou a ele – O que você está pescando? Idiotas, respondeu. Quantos você já pegou? Três, é claro com o Senhor!


                    O tempo passou. Soube que Risadinha conseguiu seu Escoteiro da Pátria. Sei também que cresceu e ficou famoso. Na Tv era considerado o maior piadista de todos os tempos. Começou no SBT, depois foi para a Record e na Globo foi mandado embora. Os diretores não gostava de ver seus nomes em suas piadas. Foi convidado para contar piadas em um programa internacional na GNT. Dizem que sempre tinha a maior audiência. - Mamãe, Mamãe, me leva no circo? – Se querem ver você que venham aqui em casa! Ela dizia rindo. O mais divertido Escoteiro que conheci. A vida dizia ele é para ser vivida com alegria. Para que chorar? Adianta? Acho que ele tinha razão. Não foi Baden Powell quem disse que o Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades?


- O Menino vem correndo e diz à mãe: - Mãe, você é uma mentirosa! - Mais por que você diz isso meu filho? - Você disse que meu irmãozinho era um anjo! Eu joguei ele pela janela e ele não voou… Esta é a historia de Risadinha, um Escoteiro que podia ter sido poeta, mas preferiu fazer os outros sorrirem. Bom isto não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....