terça-feira, 20 de junho de 2017

Lendas da Jângal. O Lobinho João e o pé de feijão.


Lendas da Jângal.
O Lobinho João e o pé de feijão.
(Baseado em uma fábula dos irmãos Grimm).

                  A Akelá Anita quase não aguentava mais ficar acordada. Foi um dia cansativo e ela sozinha com dezoito lobinhos e lobinhas em um acantonamento só queria dormir. O relógio marcava oito da noite. Ela sabia que eles não iriam dormir tão cedo. No programa havia um jogo noturno e depois cama. Será? Estava sozinha. Norma e José seus assistentes na última hora não puderam comparecer. Eram casados e na última hora ficaram sabendo que a mãe de Norma passava muito mal e iria para o hospital. Cancelar o Acantonamento? Ele sabia que não. A preparação foi grande. Tinha a ajuda de Dona Ana na cozinha e só.

                 Sentaram-se na varanda e serelepes os lobos brincavam nas mais diversas invenções que só as crianças pequenas sabem fazer. Ela queria dormir, daria tudo por uma cama. – Akelá! Akelá, acorde! Ela sonolenta viu que era Tati da Matilha Marrom. – Que foi? Perguntou. – Conte uma história! – Ela sorriu. Contar histórias não era seu forte, mas viu muitos lobinhos se aproximando e gritando: - Conta, Conta! – Não tinha jeito. Não havia nenhuma história preparada para contar. Ela não tinha o dom de tirar do baú uma história e fazer dela uma bela forma de aprendizado para os lobos da alcateia. – Fechou os olhos e parecia que alguém ajudava a desenvolver a historia e ela começou:

- Era uma vez, numa pequena cidade bem longe daqui, tinha um Lobinho chamado João. Ele vivia com sua mãe, pobre viúva em um casebre bem longe da cidade. – Ela viu que os lobos sentaram em volta dela prestando muita atenção e ela continuou: - Um dia sua mãe disse a ele: - Joãozinho acabou a comida e o dinheiro. Vá até a cidade leve a Mimosa nossa vaquinha o único bem que nos resta, venda pelo melhor preço e compre alguma coisa para a gente comer. João ficou muito triste. Ele amava a Mimosa e pensou que ficar sem ela seria muito ruim para ele. Ele sabia que não tinha nada para fazer o almoço e chorando baixinho pegou a vaquinha e foi para a cidade para vender e comprar comida.

- No caminho encontrou um homem que ele não conhecia, mas bom de conversa e o convenceu a trocar a vaquinha por sementes de feijão. O homem educadamente disse para ele: - Leve estas sementes. São mágicas. Com elas vocês nunca mais passarão fome! – João Acreditou e com as sementes de feijão voltou para casa. Quando sua mãe soube ficou furiosa. Mesmo assim jogou tudo pela janela. João triste foi para seu quintal ouvir o canto dos pardais que ele gostava muito. Foi então que notou uma enorme árvore que ia até o céu. Não chamou sua mãe e decidiu subir pelo pé de feijão até chegar nas nuvens.

- João era um lobinho esperto e pensou que poderia encontrar lá em cima um pote de ouro que os arco íris possuem. No topo João ficou maravilhado ao encontrar um castelo nas nuvens e foi vê-lo de perto. Não viu uma enorme mulher surgir de dentro do castelo e agarrá-lo. – O que faz aqui menino? Será o meu escavo. Olhe cuidado não deixe o gigante saber se não ele vai comê-lo. Vou esconder você. – O gigante chegou fazendo muito barulho. A mulher o escondeu em um armário. – O gigante rugiu: - Sinto cheiro de criança! E farejou todos os cantos do castelo tentando achar. A mulher falou para ele: Gigante, este é o cheiro da comida que irei servir. Sente-se a mesa meu senhor!

- O gigante comeu o saboroso alimento. Depois ordenou a uma galinha prisioneira que pusesse um ovo de ouro e disse a uma harpa que tocasse uma melodia. O gigante adormeceu logo. João se sentindo protegido com o sono do gigante saiu de onde estava rapidamente pegou a galinha que cacarejou e a harpa fez um som estridente. O Gigante despertou. João correu com a galinha embaixo do braça e a harpa na outra mão.  O gigante correu atrás dele. João chegou primeiro ao tronco do pé de feijão e deslizou pelos ramos. Quando estava chegando ao chão gritou para sua mãe que o esperava: Mamãe vá buscar o machado, tem um gigante atrás de mim! João cortou o tronco que caiu com um estrondo. Foi o fim do Gigante.

- Todas as manhãs a galinha põe ovos de ouro e a harpa toca para João e sua mãe, que viveram felizes para sempre e nunca mais sentiram fome.

                      A Akela olhou para os lobos, agora desperta e disse: - Lobinhos como moral da história devemos acreditar que sempre nossos sonhos podem resolver nossos problemas se tivermos vontade de fazê-los realizar. João acreditou e mesmo fazendo tudo ao contrário hoje eles tem renda e não passam mais fome. Mas cuidado toda história são histórias. Não vão vocês subir em pé de feijão que aparecer na frente, podem se dar mal!
- A Alcateia caiu na gargalhada e todos foram dormir para alívio da Akela!

nota - ... E foi então que livre do perigo João abraçou sua mãe alegremente. E, depois daqueles dias os dois passaram a viver tranquilos. Tempos depois, quando João se tornou um homem forte e bonito, se casou com uma princesa com quem viveu feliz por muitos e muitos anos. Quanto ao pé de feijão, depois de cortado, secou completamente e, como não havia mais sementes nunca mais nasceu outro igual. Divirta-se com esta fábula muito conhecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....