domingo, 29 de outubro de 2017

Lendas da Jângal. Assim falou Zaratustra.


Lendas da Jângal.
Assim falou Zaratustra.

                     Ela estava sorrindo para mim. Faltavam dois dentes da frente e seu sorriso era gostoso demais. Ela tinha um nariz fininho, seus cabelos encaracolados faziam o amarelo sumir na sombra de um castanho claro. Estava com sete anos e deste os cinco infernizava a vida de sua mãe para ser uma Lobinha. Eu mesmo perguntei por que o nome, já que Zaratustra um romance de Friedrich Nietzsche era um homem. Comecei a ler o livro um dia e desisti. Nietzsche se baseou em uma personalidade histórica que viveu entre os séculos XII e VI Antes de Cristo. Perguntei a sua mãe se ela conhecia a história. Ela sorriu também sem dentes na frente (mais tarde soube que estava fazendo uma dentadura). Nunca Chefe Osvaldo, nem sei quem é. Comprei umas bananas no mercadinho quando estava grávida e no jornal enrolado vi este nome. Nem prestei atenção à notícia, só no nome. Gostei, quando minha filha nasceu a registrei assim.

                    Nietzsche justifica da seguinte maneira a escolha desse personagem: “Zaratustra foi o primeiro a ver na luta entre o bem e o mal a roda motriz na engrenagem das coisas - a transposição da moral para o plano metafísico, como força, causa fim em si, é obra sua”. Mas isto não interessa o fato não se sobrepõe a história e a história agora era a menina de sete anos, filha de uma faxineira que sonhou por dois anos ser uma Lobinha. Sua mãe não tinha meios financeiros para mantê-la, não podia comprar seu uniforme, pagar taxas nada. Olhou para mim com aqueles olhos molhados de lágrimas para dizer que era pobre e não sabia se sua filha podia ser uma Lobinha. Não seria motivo de uma recusa, nunca para mim. Escotismo foi idealizado por B.P. para ser um movimento que abrangesse todas as camadas sociais. – Sorri para ela. - Não se preocupe, aqui ela terá tudo que as outras lobinhas tiverem. Uma promessa difícil para um assalariado, mas Zaratustra seria Lobinha custe o que custar!

                     Nunca em minha vida vi uma alegria tão grande. Se o mundo quisesse sorrir devia estar ali naquela tarde de sábado quando Zaratustra foi apresentada ao Grupo Escoteiro. Sua mãe junto chorava de alegria. Quando o final da reunião chegava, ela não queria ir embora. Com muito custo dava suas mãozinhas a sua mãe e iam para casa com Zaratustra contanto tudo que ela viveu naquele dia. No dia da sua promessa ela chegou correndo a sede sem a mãe. – Chefe! Gritou para mim. Minha mãe não quer acordar! Ela não pode vir, mas eu preciso fazer a promessa! Chamei Solange a Akelá e disse para ela tomar conta de Zaratustra. Expliquei o que acontecia. Se ela insistisse e eu demorasse que ela fizesse a promessa. Sai correndo até a casa dela.

                  No barraco da Rua Sete já havia muita gente na porta. Pensei no pior. Que situação meu Deus. Zaratustra no dia mais importante da sua vida perder a mãe? – Uma vizinha me contou que o SAMU a tinha levado. Viva? Perguntei. Não sei Chefe, não sei. Deveria ter sido levada para o Hospital Municipal. Peguei um taxi e voei até lá. De uniforme e chapelão um médico correu para me atender. Achou que mal maior acontecia com escoteiros. Disse que não. Expliquei, ele me mandou esperar para ver se ela estava lá. Voltou em seguida – Chefe, ela teve uma parada cardíaca. Está entre a vida e a morte! – Quando posso ter novas notícias doutor? Ele me mandou voltar à noite. Agora era voltar ao Grupo Escoteiro. Falar o que para Zaratustra?

                 Como psicólogo sou uma negação. Não tenho jeito para lidar com isto. Sempre notícias honestas sem rodeios. Acho que a noticia se não for direta a pessoa sofre muito mais. Solange veio ao meu encontro. – Chefe ela se recusou a fazer a promessa. Sem sua mãe não quer fazer de jeito nenhum! Ela não estava na matilha Cinza? Perguntei. – Está na sede Chefe, Dona Silvana a levou para lá. Não para de chorar. – Quando ela me viu chegar correu para me abraçar. Soluçava, queria perguntar sobre sua mãe e engasgada não conseguia. A abracei como se fosse minha filha. Eu também chorava baixinho e ela com uma voz doce e suave me disse – Não chore Chefe, não chore. Só crianças podem chorar. O Senhor não! Dizer o que? Falar o que? A frase fatal não vinha na minha mente. Mentir eu não iria mentir.

               Zaratustra, sua mãe foi para o hospital. Está nas mãos de Deus! – Ela me olhou com aqueles olhos grandes como a perguntar: - Por quê? – Teve um infarto, Vamos rezar. Deus tenho certeza tem a solução do que vai acontecer. A levei para minha casa. Minha esposa e filhos fizeram de tudo para distraí-la sem sucesso. Lá pelas tantas da noite dormiu. Assustei-me com seu sono. Ela sorria. Falava alguma coisa que não entendia. Ela se assentou na cama, olhou para mim de olhos abertos e disse: - Vovó Linda, obrigada. Isto me deixa feliz. Eu vovó Linda? Ela deitou de novo. No domingo acordou sem chorar. Tomou café comeu biscoitos e bolos. Eu disse a ela que iria ao hospital ver como estava sua mãe. – Ela riu, está boa Chefe. Vovó Linda me disse. Ela já está pronta para ir para casa. Posso ir com o Senhor?

              Estávamos no mês de junho, um frio enorme, mas aquele sábado um lindo sol apareceu no céu. Para minha surpresa a mãe de Zaratustra chegou acompanhada de um homem que eu não conhecia. Zaratustra como sempre correu para me abraçar, meu deu um beijo suave no rosto, ficou séria e em posição de sentido gritou alto “Melhor Possível” Chefe. Olhei para Dona Antônia mãe de Zaratustra. – Ela sorria. – Chefe este é Marcelo meu marido. Tinha seis anos que não o via. Ele saiu de casa quando Zaratustra fez um ano. Agora veio me buscar. Disse que tem bom emprego, uma casa e pode nos sustentar. – Zaratustra não quer ir, mas não quer ficar sem mim e o pai. O que devo fazer Chefe?

                De novo queriam que eu fosse Salomão. Fechei os olhos buscando uma palavra, uma maneira de dar um conselho. Lembrei que um dia um Padre amigo me disse: - Chefe lembre-se de Deus em tudo o que fizer e ele lhe mostrará o caminho certo. E quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável a tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência de conservará. Sorri para mim mesmo. Parece que um anjo estava ali para me ajudar. Conversei com Zaratustra por algum tempo. Prometi a ela descobrir um Grupo Escoteiro perto de sua nova morada. Eles partiram e por muitos anos nunca mais ouvi falar de Zaratustra e nem sua família. Um dia lendo uma revista perdida em um ônibus, lá estava ela, linda, com dentes novos, um sorriso encantador, com seu uniforme Escoteiro a dizer: - Escotismo é uma maneira de ser feliz. Venha participar conosco, seja bem vindo. E ela fazia aqueles gestos com sua mãozinha dizendo: - Venha, esperamos por você!


Nota de rodapé: - Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Quem procura ter sabedoria ama a vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade. (Salomão). Uma história, uma emoção. Um amor no coração de uma menina que se chama Zaratustra. Vale a pena conhecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....