terça-feira, 17 de outubro de 2017

O portador da Insígnia de Madeira.


Conversa ao pé do fogo.
O portador da Insígnia de Madeira.

Não são seres superiores e nem devem se sentir como tais, mas sim por terem despendidos esforços significativos na participação de um esquema de capacitação e experimentando uma forma impar de vida no campo. A Insígnia da madeira, em si, não tem nenhum valor, são duas contas de madeira, pendentes em um cordão, porem, para todos que a conquistaram, é um sinal de orgulho, pois representa a universalidade de Gilwell e de seu treinamento, que embora tenha sofrido atualizações ao longo dos anos e adaptações à realidade de cada país, se mantém impregnado pelo espírito de fraternidade e eficiência como idealizou Baden-Powell.

Significado e valores da Insígnia de Madeira.
A partir do significado simbólico que lhe é atribuída, é possível anunciar um conjunto de valores associados à Insígnia que devem estar sempre presente ao Escotista, seu portador.

Um primeiro grupo de valores é a da idoneidade: seu portador deve ser um Escotista formado e qualificado para exercer a missão de educador, com uma competência reconhecida através da pratica de um escotismo de alta qualidade.

Um segundo grupo de valores tem a ver com a idoneidade moral: sendo o Escotismo um método de educação baseados na pratica de princípios morais expressos na Lei e na Promessa Escoteira, o educador que é chamado a aplicar tal método não pode, ele mesmo, deixar de ser um exemplo de vivencia desses princípios essa é, por conseguinte, uma condição a exigir aos portadores da Insígnia da Madeira.

Um terceiro grupo, decorrente do anterior, tem a ver com a firmeza do compromisso assumido, como segue *uma responsabilidade de aplicação das suas competências ao serviço dos jovens.

* uma responsabilidade de auto-avaliação continua e permanente, no sentido desenvolver cada vez mais aquelas competências e de dar cada vez mais testemunho daqueles valores;

*uma responsabilidade de disponibilidade pessoal e de abertura, sem a qual os anteriores não são possíveis.

Por tudo isto, finalmente, a Insígnia da Madeira deve ser vista como um desafio e nunca como uma distinção ou  premio.

O uso como peça em uniforme ou vestimenta escoteira.

 O uso do colar e do arganel são apropriados em todas as circunstancias em que seu portador se apresente em vestimenta e/ou uniforme regulamentar.

Em atividades dirigidas, primeiramente, aos jovens, os portadores da IM NÃO DEVEM USAR O LENÇO DE GILWELL, devendo limitar-se a usar o colar e o arganel com o lenço regulamentar do órgão (grupo, distrito, região e/ou nacional) que representa em reuniões, atividades ou eventos em vez do Lenço de Gilwell.

O uso do lenço de Gilwell é exclusivamente em atividades de formação no sentido amplo, isto é, nas ações para formação propriamente ditas e ainda nas reuniões, cursos e atividades que de alguma forma tenha ligação com a formação de Escotistas, restrito ou não a portadores da IM.

Da IM, que compreende as terceiras e quartas contas, permanecem  de propriedade da Associação Nacional, a quem seu portador deve devolver quando solicitado por quem o nomeou.

O uso da Insígnia de Madeira sempre será um exemplo para os demais. O garbo, a apresentação pessoal é ponto de honra para seu portador. Garbo significa elegânciadistinção, graça, boa aparência, bom portegalhardia. Ser garboso é ser esbelto, bem apessoado, ter porte vistoso, elegante.

O exemplo vem de cima:
ABRAHAM LINCOLN, o décimo sexto Presidente dos Estados Unidos da América do Norte (1861-1865), certa vez caminhando pela Capital daquele País, ao avistar um cidadão noutra calçada cumprimentou-o. Imediatamente foi questionado por um assessor, que inconformado lhe disse: o senhor é o Presidente, ele deveria saudá-lo primeiro, não o contrário. Em resposta, Lincoln afirmou: você acha que ele deveria ser mais educado do que o Presidente?


Desta situação se obtém que o bom exemplo de condutas sociais deve partir daqueles que estão em situação de destaque junto à sociedade, por serem o esteio moral, ético e legal para todos os demais membros sociais. Vale dizer: o exemplo deve obrigatoriamente vir de cima, por que a sociedade se espelha no comportamento daqueles que detém o poder, para então agir assimetricamente e manter a ordem, a paz, que resulta no bem-estar social.

Nota de rodapé: -  A apresentação pessoal, o garbo e a boa ordem significa muito para o Chefe Escoteiro. Os jovens tendem a seguir seus chefes e se você tem como objetivo transformá-lo em um homem de bem seu exemplo faz parte de sua função de educador. Seja a mudança que tanto espera nas pessoas, dê o exemplo, ao invés de exigir algo que nem você pratica. Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....