quinta-feira, 5 de abril de 2018

Lei do Escoteiro – Um compromisso... Uma filosofia de vida.



Lei do Escoteiro – Um compromisso...
Uma filosofia de vida.

¶Prometo neste dia, cumprir a lei
Sou teu Escoteiro, senhor e Rei.

                Ele passou a semana pensando se poderia assumir tamanha responsabilidade. Com seus onze anos ainda não tinha aprendido que assumir o que lhe pediram não seria fácil. Seus sonhos eram outros e quando estava em sua patrulha ele sentia bem com a amizade. Era o terceiro da fila e mesmo considerado como Pata-tenra isto não o incomodava. Três anos de lobo e agora iniciando na tropa aprendeu muitas coisas. Sabia fazer nós, sinais de pista e era bamba em subir em arvores ou descer pela corda. Assustou-se quando o Monitor lhe disse que o Chefe queria falar com ele. Uma conversa amigável, mas que o preocupou muito.  Albino ficou pensativo com que Chefe lhe falou. Nos lobinhos ele brincava, cantava, fazia excursões e acantonamentos. Sim, ele sabia que fez uma promessa quando lobo, mas nada que pudesse comparar com esta agora que ia fazer nos Escoteiros. Ele seria capaz de cumprir a lei?

¶Da fé eu sinto orgulho, quero viver
Tal como ensinaste, até morrer!

          - Albino, disse o Chefe, sabe que sua promessa vai ser um dia especial para você. Eu sei que entende o que é coragem dignidade e honradez. Nós escoteiros chamamos de honra. Quem não tem perdeu tudo o que tinha de civilidade. Quando você estiver olhando para nossa Bandeira e se perceber bem acima dela, estará de braços abertos o Senhor supremo. Ele não vai exigir de você nada mais do que você um dia irá enfrentar em sua vida. Ela lhe dará vários caminhos e compete a você escolher o certo. Você terá direito a fazer a escolha que julgar correto. Você conhece a Lei do Escoteiro de cor. Dizem que nós Escoteiros primamos pelo caráter. Você sabe o que é isto. Já dissemos que o caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios. Em sua definição mais simples resume-se em índole ou firmeza de vontade. O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo ou desafiador. Pode ser também covarde e inconstante. Compete a você escolher de que forma seu caráter será formado. Um escoteiro nunca perde sua honra e seu caráter.

Com a alma apaixonada, segui-la-ei,
A minha Pátria amada, fiel serei!

            Albino olhava nos olhos do seu Chefe para sentir tudo que ele dizia e não perder uma só frase, uma só palavra. Conversaram por quase uma hora. Seu Chefe ouviu mais do que falou. – Albino, sábado será seu dia! Iremos tomar sua promessa! Albino pensou na sua nova postura e sua responsabilidade. Viu diversos irmãos escoteiros fazerem sua. Quando seu Chefe falou da Lei Escoteira Albino silenciou. Não sabia por que, mas tinha medo dela. Medo? Sim, ele achava muito difícil cumprir a lei. Foi para casa pensativo. Prometer frente a Bandeira e a todos em volta seria seu maior passo. Cumprir a lei? Terei uma só palavra? Difícil decisão. Albino teve pesadelos naquela noite. Acordou dizendo a si mesmo que desafios são para serem aceitos. Nonato de sua patrulha riu quando ele lhe contou. Meu amigo disse, você vai fazer o Melhor Possível, nada mais que isto.

¶Promessa que um dia, eu fiz junto à tí,
Para toda a minha vida, a prometi!

            Albino resolveu buscar ajuda. Quem sabe o Pastor Leôncio poderia aconselhar. Assim o fez. O Pastor ouviu e pouco falou. No final disse: - Albino acredite em você. Decisões são difíceis para serem tomadas e não podem ser postergadas. Toda sua vida será cheia de caminhos e em cada um você terá de tomar uma decisão. Está será sua primeira. Confie em você. Escoteiro é assim. A cada dia sempre aparece um desafio. Esqueça o difícil o impossível pois ao abrir a porta de um novo dia e ver o sol brilhando é porque você se encheu de coragem e venceu seus medos. Parta e busque sua força. Ela existe. Albino saiu da casa do Pastor cheio de coragem. Ele iria cumprir a lei. Ele tinha de cumprir a lei. Seria sua força e não podia perder a honra e caráter por toda a vida. Albino fez sua promessa e ao dizer as frases da promessa olhou para o céu e viu uma nuvem branca com alguém a lhe abanar a mão e sussurrando:

¶Eu te amarei para sempre, cada vez mais,
Senhor minha promessa, protegerás!

Nota - A promessa é o acontecimento mais importante na vida de um Escoteiro. Ela é para sempre mesmo que um dia não esteja mais junto aos seus irmãos escoteiros. Costumo dizer que se a promessa for dita com orgulho e pensamento voltado para seus valores, ela é uma só, sem necessidade de renovação. A trago sempre na minha mente. Nunca esqueço o dia. Marcou-me para sempre: - “Prometo, pela minha honra... Fazer o melhor possível para cumprir meu dever para com Deus e a Minha Pátria”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário