domingo, 29 de abril de 2018

Lendas Escoteiras. Sorriu e me disse: Sou escoteiro sim senhor!



Lendas Escoteiras.
Sorriu e me disse: Sou escoteiro sim senhor!

Estava perfeito e garboso com seu uniforme. Lenço bem dobrado, meião com listas retas, sapato brilhando. Parei. Hoje em dia é difícil ver alguém assim. Quando passou por mim fiquei em posição de sentido olhei para ele dizendo: - Sempre Alerta Chefe! Sorrindo respondeu: - Somos do mesmo sangue tu e eu! E continuou: - Nós somos de uma estirpe que restam poucos no mundo. Encantei-me com sua voz. Seu estilo era inconfundível, o chapéu de abas largas retas e aprumado na sua cabeça diziam tudo sobre ele.

– Olhe meu amigo muitos não entendem escolhas que fazemos na vida. Muitos me perguntam se eu sou um herói da juventude. Não sou. Sou um herói de mim mesmo. Não duvide nunca. Eu posso ser muito melhor sendo Escoteiro do que pode pensar. Acredito que se você quer ser o que sonhou, porque não correr atrás dos seus sonhos? Quem não vai atrás do que gosta, não gosta de verdade. Orgulho tem limite, mas quer mesmo saber? O meu não tem. Não abro mão do que amo por receio de ir atrás ou errar na escolha que fiz. É uma questão de princípios, e alguns dizem que é uma questão filosófica.

E ele continuou: - Não sou filósofo e adivinho. Comecei sem saber onde pisava. Pivete entrei neste movimento que passei a amar. Foi amor à primeira vista. Amor de menino sardento, marrento, aprendendo a ler e nem escreve sabia. O tempo passou. Fui crescendo. Vivendo cada dia como se fosse um novo dia. Vi coisas extraordinárias. Descobri minha paixão por aventuras, descobertas, das andanças por trilhas desconhecidas, estradas sem começo e fim, florestas encantadas que ficaram encravadas dentro de mim para sempre.

Descobri o valor das fogueiras em dias e noites que me ajudaram para melhor. Elas queimavam-me para me aquecer e queimava meu interior com um amor sem igual. Aprendi a dormir sob as estrelas e sonhar com elas como se vivessem em mim. Voei morro abaixo a procura de vales para acampar. Andei de canoa e jangadas em rios e lagos e profundos. Tive índios amigos, sertanejos que me ensinaram ser o mateiro que hoje sou.

Estava espantado. Eu era assim também, mas deixei-o continuar: - Esculpi em minha memoria um sol que não conhecia um sol diferente ao nascer ou quando se punha no horizonte. No escotismo fiz amigos e aprendemos a viver como irmãos. Não ouve montanhas com quem não conversei. Não ouve pássaros com que aprendi seu cantar. Fui grande amigo de uma Coruja que me disse um dia: - Chefe, o espírito da coruja mora neste acampamento! Dizem que sábio é o ser humano que reconhece até onde pode ir e que tem mais a aprender, do que a ensinar.

Não fui herói, nada disto, mas aprendi com a floresta, com os ventos, com as trilhas ligeiras de pedras no caminho sem normas para seguir. Aprendi com o ribombar do trovão que vem do céu, da cascata e com a chuva incessante da primavera. Aprendi com as estrelas, com o arco íris que nunca me mostrou seu pote de ouro. Rodei céus e terras para descobrir se pisava em terras virgens, conversei com magos, santos e homens da lei querendo aprender e saber se o mundo escoteiro era este que eu fazia.

Precisava seguir em frente, mas aquele Chefe Escoteiro me encantou. Não arredei pé, queria ouvir mais. - Sei que muitas vezes procuramos a verdadeira felicidade sem saber que possuímos a sua fonte presa no coração. Em nenhum momento duvidei do meu amor Escoteiro. Meu uniforme é minha estrela, me mostrando que ser belo não precisa somente no nome. Precisamos ter amor e respeito. Encontrei adversidades por onde passei. Nos seres humanos foi mais real. Sei que problemas grandes ou pequenos nos apresentam durante a nossa existência. Posso estar contente, posso ser inteligente e embora estejamos em algum momento tristonho, é difícil ver que tudo depende de nos mesmos.

- Problemas todos têm. Lutas, desafios e milhões de dificuldades. È como se o escotismo nos pôs a prova para ver qual fibra somos feitos. Atravessamos tudo isto como o vento atravessa entre árvores enormes e altos picos encontrados no caminho. Cada pessoa sabe como enfrentar, como pular a maré alta do mar. O escotismo nos diz que aceitar é uma estratégia até ter as armas de volta para partir e nos reestruturarmos seguindo em frente para vencer.

– Meu Chefe não sei se me fiz entender. Não existem segredos para o verdadeiro Escoteiro. Não abro mão do meu amor escoteiro esteja onde estiver. Eu não abro mão do meu orgulho em ser Escoteiro. Sou com muito orgulho e honra! Não abro mão do meu uniforme. Não abro mão da minha Lei. A promessa que um dia fiz eu prometi a Deus que me ajudasse a cumprir. Não abro mão das minhas crenças, não abro mão dos meus sonhos e não abro mão do que acredito. Fiz do escotismo uma maneira de viver.  Se pudesse eu diria a todos que sempre amei e sempre vou amar este movimento que mora e residirá em meu coração por toda vida. Acredito que temos uma lei, um artigo que diz que somos irmãos e amigos de todos não pode haver fronteira que nos impeça de o sexto artigo da lei.

- Saiba que canto aleluia a canção de B-P. Ele vive sempre na mente, junto de mim e no meu coração. Não falo só por palavras, meu exemplo é ponto de honra para agir como Escoteiro. Sou amante da natureza, sou amante das noites de luar, sou amante das chuvas no deserto do frio ou calor. Nossa filosofia Chefe é há mais linda que existe. Sou Escoteiro de coração e nele tenho certeza que encontrei o meu caminho que viverá para sempre comigo.

Ele me olhou dizendo que era hora de partir. Apertou minha mão esquerda ficou em posição de sentido e disse um sempre alerta gostoso de ouvir. Virou a esquina e eu estupefato esqueci aonde ia e o que iria fazer. Pensei comigo que a suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é não tem nada igual. Comecei a cantar baixinho:

Nota - Um passo para a felicidade é tornardes-vos saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fores homens. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderes. Guiai o outro rumo à felicidade, e sereis felizes vós mesmos; e, ao fazerdes isto, estareis a fazer o que Deus pretende de vós. Baden-Powell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....