sexta-feira, 11 de maio de 2018

Aquecendo com a Flor Vermelha. Shery Kan, o Tigre da selva. (Uma história para Lobinhos).



Aquecendo com a Flor Vermelha.
Shery Kan, o Tigre da selva.
(Uma história para Lobinhos).

- Vô, conte uma história! Zé Patrício olhou para seus netos... Uma história? Qualquer uma? – Não vô a do Shery Kan o tigre cruel! Todos sentaram em sua volta. Dedé, Tilena, Malu Dingo e Tadeu. Ele adorava seus netos. Sempre que iam a sua casa ele voltava no tempo, barulho correria gritos tudo na mais perfeita união de crianças que se divertiam. À noite sempre em volta dele, brincavam, deitavam em sua barriga, puxavam seus cabelos... Vô Zé Patrício adorava seus netos.

- Vô Zé sorrindo começou: - Chery Kan era um tigre-de-bengala. Na Jângal era conhecido como tigre-indiano. Era grande enorme. Contam que fica atrás em tamanho só do tigre siberiano. – E ele o da Sibéria era mau também vô? – Vô Zé olhou para Tilena. Quatro anos, tinha voz fanhosa, pois só aprendeu a falar aos três anos. Meus netos, os tigres dificilmente atacam homens. Eles tem pelos curtos alaranjados e listras pretas. Alguns chegam a 260 quilos. – Nossa vô, eu só tenho 35! Vô Zé olhou para Dedé e sorriu. – Sabia que eles correm quase 60 km por hora?

- Todos arregalaram os olhos. – Pois é no verão os tigres ficam sempre perto da água. Ele é um nadador ágil. Sua especialidade é caçar e alimenta-se de animais pequenos. – Eles comem elefantes vô? – Malu de cinco anos estava com medo. – Vô e se Chery Kan comesse a Hathi? – Não Malu, ele só comia macacos, aves, crocodilos e cobras. – Ele comeu a Kaa? Perguntou Dingo. – Não Dingo ele não comeu a Kaa. Dizem que quando está com muita fome ele come Lobos, Leopardos, ursos e outros animais, mas prefere mais os pequenos.

- Vô, porque Mowgly matou o Shery Kan? Vô Zé olhou para Tadeu. Com seis anos estava sempre na sede dos escoteiros com sua mãe e não perdia as reuniões. Sonhava fazer sete e um dia ficou todo alvoroçado porque Chefe Molan disse que com seis e meio ele podia ser um lobo. – Tadeu você já ouviu a historia da selva. Quando Mowgly foi expulso por outros lobos, ele foi para a cidade dos Homens. Lá ele viu o fogo que não conhecia. Os antigos lobos e Hathi diziam que era a flor vermelha. Foi com as brasas que ele um dia levou para matar o Shery Kan.

- Mas lembrem-se o Tigre mora na sua casa que é a floresta, tem que lutar pela sua vida, se alimentar, dormir e se defender. Eles tem cheiros que soltam quando vão dormir para ninguém se aproximar. Deixam marcas profundas de suas garras em troncos de árvores para marcar presença. Tem os rugidos mais fortes da selva. Dizem que podem ser ouvidos a mais de três km de distância. – Daqui até a ponte Vô? – Vô Zé sorriu. De sua casa a Ponte Velha era quase dois km.

- Mas lembrem-se Shery Kan é uma história. Uma história muito bonita e o herói não era ele e sim Mowgly. Na história Shery Kan morava em uma caverna alguns quilômetros acima do Rio Waingunga e ele obedecia à lei da selva. Eu já contei a história Tigre Tigre para vocês. Todos os lobos tinham medo e raiva de Chery Kan. Ele era o vilão da selva. Afinal a lei da sobrevivência existe entre os animais e eles não tem outra maneira de se alimentar. – Havia uma luta de morte entre Mowgly e Shery Kan.

- Quando Mowgly ergueu-se com a vasilha da Flor Vermelha (nome dado ao fogo) na reunião da Pedra do Conselho, ele magoado gritou! – Ouvi vocês! - Basta de discussão de cachorro! Vocês disseram que eu tenho de provar que sou homem e assim sendo um homem eu vou embora! – Vou para minha gente. A Jângal está fechada para mim. Lembrem-se nunca trairei vocês como fizeram comigo. – O Que fizeram com ele Vô? – Os lobos queriam que ele fosse embora para que Shery Kan não matasse nenhum deles.

- Então Shery Kan era mau vô! – Na história ele sempre achou que Mowgly lhe pertencia, mas lembre-se na verdade isso só aconteceu na história. Na realidade nas Selvas da Índia onde ele existe são poucas as histórias que eles atacaram homens. – Vô porque o Lobo Gris disse a Mowgly que Shery Kan queria o matar? - Porque ele sempre defendia o povo livre.  E como foi a história que ele matou o Shery Kan?

- Vô Zé lembrou-se do passado. Quantas vezes contou essa história? – Sorriu e começou: - Mowgly, ajudado pelo Lobo Gris e Akelá, preparou um plano para matar Shere-Khan, ou seja, estes dividiriam a manada de búfalos em duas partes: de um lado os machos, do outro as fêmeas e os filhotes; e fariam um estouro de boiada sobre Shere-Khan que seria esmagado sobre as patas dos búfalos. Este não teria como fugir, pois estaria lerdo pela refeição que acabara de fazer, e cercado por búfalos e pelo barranco.

- O plano foi bem sucedido. Mowgly com ajuda dos amigos resolveram retirar a pele de Shere-Khan para apresentá-la à Roca do Conselho. Foi quando apareceu o caçador Buldeo, dizendo que ficaria com a pele de Shere-Khan, pois havia uma recompensa de 100 rúpias (dinheiro) pela morte do tigre. Mowgly recusou-se a entregar a pele a Buldeo e este ameaçou dar-lhe uma surra. Akelá saltou sobre o caçador arremessando ao chão. Buldeo conseguiu se livrar de Akelá pedindo perdão a Mowgly e saiu correndo.

- Os netos olhavam calados para Vô Zé. Tilena cochilava em seu colo. Dedé e Malu quase não se seguravam na cadeira. Só Dingo e Tadeu ainda estavam acordados.  Vô Zé amava seus netos, mas ele também estava com sono. Fechou os olhos lembrando-se daqueles que viveram as margens do Waingunga. Lembrou-se de Kaa dizendo: - Quando nos encontramos nas Tocas Frias, homenzinho, eu já o sabia. Homem vai para homens, embora a Jângal não o expulse. - A Jângal não me expulsa, então? Sussurrou Mowgly. - Os irmãos Gris uivaram furiosamente: - Enquanto vivermos ninguém, ninguém ousará...

 - "Você já é um homem", disse Bagheera mansamente. Com a cabeça enterrada no colo peludo de Baloo, Mowgly chorou...

Nota – “O uivo do lobo é perfeito, encanta a sua comunicação. Aparenta ter respeito, Ouvindo na solidão. A comunicar entre a sua alcateia, perfeito é o lobo a uivar. Mete medo uivando na aldeia, quando está pronto para atacar... Lobo cinzento do mato, que luta pra sobreviver. Com a matilha ele é nato, nas lutas que faz para vencer! Já é um vencedor, Este animal escondido. Foge de quem é senhor, para não ser atacado e ferido”! Apenas uma história para lobinhos. Bom proveito e melhor possível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....