quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Cortesia é uma obrigação até dos nobres.



Cortesia é uma obrigação até dos nobres.

- Olá Chefe Escoteiro, hoje tirei o dia para dizer a todos que não é difícil ser educado, Cortez, amigo e ético. Se o seu habitat escoteiro tem algum Chefe que ainda não aprendeu a ser educado, saiba que não é difícil sorrir para ele, ser gentil e até mesmo o deixar pensar que tem razão. Tive a famosa educação de ouvir sempre, concordar sem dar razão e aprender a cada mal educado que for indelicado consigo. Meu Chefe e meu pai sempre me diziam: - Menino, nunca resista à palavra de um desconhecido ou mesmo seu amigo. Preste atenção; - Nunca deixe de ser educado, nunca abuse da hospitalidade alheia. Mantenha sua mente aberta e aprenda com a experiência. E olhe se alguém lhe disser o que não gosta e doer, não se preocupe, é porque valeu a pena.

Voce sabe que não vai mudar o mundo com sua teimosia, sua grosseria como aqueles que dizem ter sempre uma resposta para dar. Hoje em dia no escotismo todos deveriam ter a mesma opinião de como ser feliz, educado, Cortez e amigo. Afinal somos um movimento feito para amar as pessoas e temos uma Lei que não pode ser ignorada, pois prometemos a seguir fazendo o melhor possível. Eu vejo até aqui alguns se digladiando por suas ideias, queremos vencer a todo custo que tem razão. Aprendi que ninguém é melhor que ninguém. Cada um tem seu conhecimento que pode até ser nosso professor.

Pensemos que para ser educado, cortês e amigo não precisamos ter intelecto maior que o outro. Ser doutor não é sinônimo de inteligente na arte do respeito ao próximo. E copiando Zé das Quantas um Chefe irmão de todos, ele dizia que ser educado incomoda muita gente, fazer uma boa ação, incomoda, incomoda, incomoda muito mais! – O ser educado faz de nós chefes escoteiros, professores no teatro da vida.

Ser educado não é fora de moda. Ser romântico não é fora de moda. Ser gentil não é fora de moda. Ser leal não é fora de moda. A única coisa fora de moda que existe é essa inversão de valores que há hoje em dia. Escoteiro lembre-se de sua promessa. Ser cortês é parte de sua vida em todo lugar que existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....