sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Histórias de fogo de conselho, O fim pode ser o recomeço.



Histórias de fogo de conselho,
O fim pode ser o recomeço.

Nota - Muitas vezes os chefes não ouvem ou não deixam seus escoteiros se expressarem e dizer o que estão sentindo. Isto quem sabe é o motivo de tantos se afastarem. Pense nisso.     

            Tomé era frequente nas reuniões Escoteiras. Um dia achou que o Chefe dizia sempre as mesmas coisas, fazia as mesmas coisas e então parou de frequentar. Tentou conversar com seus amigos na Patrulha, conversou com seu Monitor, mas viu que eles não podiam fazer nada. Insistiu por alguns meses sem resultado. Ele gostava dos amigos na Patrulha, se sentia bem com eles, mas tinha também seus amigos do bairro e lá ele podia sugerir os programas que iriam fazer.

            Não queria ficar faltando às reuniões e foi sincero com todos. – Chefe desculpe, para mim não dá mais. Estou saindo dos escoteiros e agradeço por tudo.

          A Patrulha sentiu sua falta. O Monitor viu que não era só ele quem reclamava do programa. Sabia que mais cedo ou mais tarde outros também iriam seguir o mesmo caminho. Um mês depois da saída de Tomé, o Chefe em uma noite fria de inverno resolveu visitá-lo em sua casa. – “Deve ter vindo para tentar me convencer a voltar” pensou Tomé consigo mesmo. Imaginou que não podia dizer a verdadeira razão de sua saída. Os mesmos programas, os mesmos jogos sempre repetitivos.

          Ele pensou e pensou. Precisava encontrar uma desculpa, pois não queria magoar o Chefe que sempre o tratou muito bem. Enquanto pensava colocou duas cadeiras diante da lareira e começou a falar sobre o tempo.

            O chefe não disse nada. Chegou calado e calado ficou. Tomé depois de tentar inutilmente puxar conversa por algum tempo, também se calou. Os dois ficaram em silêncio, contemplando o fogo por quase meia hora. Foi então que o Chefe levantou-se e com a ajuda de um galho que ainda não tinha queimado, afastou uma brasa, colocando-a longe do fogo. A brasa, como não tinha suficiente calor para continuar queimando, começou a apagar. Tomé mais que depressa, atirou-a de volta ao centro da lareira. 

            Boa noite, disse o Chefe e levantou-se para sair. – Boa noite e muito obrigado respondeu Tomé. E foi então que Tomé viu que a brasa longe do fogo, por mais brilhante que seja, terminará extinguindo rapidamente. 

             Tomé viu que o escoteiro longe dos seus amigos, por mais inteligente que seja não conseguirá conservar seu calor e sua chama. Tomé viu que não tentou tudo para melhorar as reuniões. Faltou ideias, faltou coragem para dizer isto ao Chefe. Tomou uma resolução. Iria voltar. Iria insistir iria lutar por um ideal que considerava perfeito em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....