quinta-feira, 9 de junho de 2016

Carlito.


Carlito.

                 Balu! O que é honra? – Carlito me pegou de surpresa. O que responder? Ele um Lobinho de oito anos precisava ouvir minha explicação conforme sua idade permite. Afinal dizer a ele que Honra é um princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade, podia não entender. – Olhei para Carlito. Sério, me olhando e esperando uma resposta. – Gaguejei e falei o que podia falar: - Carlito é o que seus amigos esperam de você, que seja bom, amigo, respeitador, estudioso e cumpridor da Lei do Lobinho. Ele me olhou não acreditando muito. – Só isso Balu? – Falar mais o que? Completar que é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, com honestidade, dignidade, valentia e outras características que são consideradas virtuosas?

                  Rezei para ele sorrir, me dar um melhor possivel e voltar para sua matilha. Mas ele não fez nada disto. Achegou-se mais perto e me olhando com aqueles olhos castanhos brilhantes nem sorriu e me sapecou mais uma pergunta – Balu! E Caráter? O que é? Danado de Lobinho. Deixando-me na berlinda com uma simples resposta. Nunca fui um estudioso destes temas. Sei que falamos nele diariamente. A imprensa cobra, na escola a professora exige e os pais se sentem orgulhosos quando vêem seus filhos agindo como um homem ou mulher de caráter. Tentei mastigar uma resposta. – Carlito, isto é o que os bons lobinhos têm de melhor. Agem e reagem como um lobo de Seeonee em sua alcatéia. É chamado de formação moral. A firmeza e coerência de atitudes. Ele me olhou como não estivesse entendo nada. – Tentei remendar: - São qualidades e defeitos de uma pessoa que vai determinar se sua conduta e sua moralidade podem dizer se ele tem caráter. Pense bem Carlito, se você é obediente, fala a verdade, tem moral que todos respeitam então existe coerência em suas ações, assim todos vão respeitá-lo pelo seu procedimento e comportamento.

                  Sorri para mim mesmo pensando ter dado uma boa resposta. Se ele tivesse me perguntado de Mowgly, da Roca do Conselho e da Flor Vermelha eu iria responder com gosto. Mas não, ele queria saber o que era honra e caráter. Deve ter ouvido em sua casa os comentários que estão fazendo hoje de muitos homens e mulheres que respeitavam e agora viram o outro lado de cada um. Baden-Powell um dia disse que não existe nenhuma escola com a disciplina de como formar caráter e honra. Muitos dizem que a família é responsável. E o escotismo não pode servir também para ajudar na formação de jovens com honra e caráter? Sei que sim. A lei do Lobo, A lei do Escoteiro tem tudo para mostrar o caminho a seguir. Mas se você não age como tal como dizer como deve ser o lobo com honra e caráter?


                   Carlito ouviu gritarem Lobo, lobo, lobo! Olhou-me e olhou para a Akelá. Queria saber mais e preferiu não continuar comigo. A disciplina que trazia dentro de si dizia sem sombra de duvida que obedecer era ter honra e caráter. - Gritou alto - Lobo! E saiu correndo em disparada para a formação do Grande Uivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....