sábado, 4 de março de 2017

O valor de uma amizade.


O valor de uma amizade.

            Maria Lucia acabrunhada procurou Mano Velho para desabafar. Chefe! – Não me sinto bem na patrulha, todos parecem conspirar contra mim! Quantos amigos verdadeiros eu tenho? Acho que vou sair dos escoteiros. Assim não dá mais Chefe!
          
            Mano Velho já conhecia aquele velho problema de muitos jovens que iniciavam na carreira escoteira. – Olhe minha cara escoteira, qualquer um pode ficar ao seu lado quando você está certa, mas um amigo verdadeiro permanece ao seu lado mesmo quando você está errada... Um simples amigo se identifica quando ele te liga. Um amigo verdadeiro não precisa se identificar, pois vocês conhecem suas vozes. Um simples amigo inicia uma conversa com um boletim de novidades sobre sua vida. Um verdadeiro amigo diz: "O que há de novo sobre você?".

            Ele fez uma pausa e continuou sob o olhar atento de Maria Lucia: - Um simples amigo acha que os problemas pelos quais você está se queixando são recentes. Um amigo verdadeiro diz: "Você tem se queixado sobre a mesma coisa pelos últimos três anos. Saia deste marasmo e faça algo sobre isto." - Um simples amigo nunca a viu chorar. Um verdadeiro amigo tem seus ombros encharcados por tuas lágrimas. Um simples amigo não sabe o nome dos teus pais. Um verdadeiro amigo tem o telefone deles em sua agenda. Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para sua festa. Um verdadeiro amigo chega mais cedo para ajudá-lo a cozinhar e fica até mais tarde para ajudá-lo na limpeza.

             Chefe! Disse Maria Lucia, então não sei fazer amigos? Mano Velho sorriu novamente. Maria Clara, um simples amigo odeia quando você liga após ele já ter ido para cama. Um verdadeiro amigo te pergunta por que demorou tanto para ligar. Um simples amigo procura conversar com você sobre teus problemas. Um verdadeiro amigo procura ajudá-lo a resolver teus problemas. Um simples amigo fica imaginando sobre tuas histórias românticas. Um verdadeiro amigo poderia conhecer até te chantagear com tudo que ele sabe.

              E ele educadamente deu seu lenço para Maria Lucia que começou a chorar. Escoteira, vou finalizar e depois chore se achar que faz bem. - Um simples amigo, quando a visita age como um convidado. Um verdadeiro amigo abre tua geladeira e se serve. Um simples amigo acha que a amizade terminou quando vocês tem uma discussão. Um verdadeiro amigo sabe que não existe uma amizade enquanto vocês ainda não tiveram uma divergência. Um simples amigo espera que você sempre esteja por perto quando ele precisar. Um verdadeiro amigo espera estar sempre por perto quando você precisar dele.


             Maria Lucia limpou as lagrimas e sorriu para Mano Velho. Obrigado Chefe, agora eu entendo como ter e fazer muitos amigos. E saiu cantando rumo a sua patrulha que brincava de crescer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....