quarta-feira, 20 de março de 2019

Lendas da Jângal. Os contos da Selva. A Lei para os Lobos - Rudyard Kipling



Lendas da Jângal.
Os contos da Selva.
A Lei para os Lobos - Rudyard Kipling

Prólogo: - Texto copiado do site Édom Hedonista muito interessante para quem participa do maravilhoso mundo da Jângal onde moram os lobos de Seeonee.

Já publiquei esse texto aqui, no original "The Law for the Wolves". Embora tenha continuado a busca pelo poema na integra, em português, não fui capaz de encontrá-lo, portanto faço aqui uma tradução livreSe alguém já leu O Livro da Selva do Kipling certamente conhecerá o conteúdo, mesmo que as palavras sejam diferentes. Esse poema infantil fala muito de mim, muito do meu engajamento político não engajado, muito das minhas ações e do meu amor pela natureza. Espero que me entendam... E pretendo falar sobre isso mais adiante.

A Lei para os Lobos

Rudyard Kipling (1865–1936)

- Eis a lei da selva, tão antiga e verdadeira quanto o céu, O lobo que a mantiver pode prosperar, mas o lobo que a quebrar deve morrer.

- Como a trepadeira que cerca o tronco da árvore, a lei tem uma única medida; A força da alcateia é o lobo, e a força do lobo é a alcateia.

- Lave-se diariamente da ponta do focinho a ponta da calda; beba profundamente, mas nunca demais;

- E se lembre de que a noite é para caçar e não se esqueça de que o dia é para dormir.

- O chacal pode seguir o tigre, mas, filhote, quando seus bigodes forem crescidos,
Lembre-se que o lobo é um caçador - vá na frente e pegue sua própria comida.

- Mantenha a paz dentre os senhores da selva, o tigre, a pantera, o urso;
E não perturbe Hathi, o Silencioso, e não perturbe o javali em seu ninho.

- Quando alcateia encontra alcateia na selva, e nenhum dos bandos saí do caminho,

- Abaixe-se até que os líderes falem; podem ser palavras justas e devem prevalecer.

- Quando lutar com um lobo do grupo você deve lutar só e justamente, Deixe outros tomarem parte na luta e a alcateia se extingue pela guerra.

- O ninho do lobo é seu refúgio, e onde ele fez seu lar, Nem mesmo o Grão-Lobo pode entrar, nem mesmo o conselho pode vir.

- O ninho do lobo é seu refúgio, mas onde ele o cavou desprotegido, O conselho deve enviar-lhe uma mensagem, e então ele deve mudá-lo novamente.

- Se matar antes da meia-noite seja silencioso e não acorde a floresta com seu uivo, se espantar os veados do mato seus irmãos ficam sem caça.

- Podem matar para si mesmos, e suas companheiras, e seus filhotes como eles necessitam, mas não mate pelo prazer da matança, e sete vezes nunca mate um homem.

- Se pilhar sua caça de um fraco, não devore tudo em sua honra,
O Direito da Alcateia é o direito do inferior; então lhe deixe a cabeça e a carcaça.

- A caça da alcateia é a carne da alcateia. Você deve comer onde ela caí; E ninguém deve carregar dessa carne ao seu ninho, ou ele morre.

- A caça do lobo é a carne do lobo. Ele pode fazer o que entender, Mas, até que ele dê permissão, a alcateia não come daquela caça.

- O Direito do Ninho é o direito da mãe. Durante todos seus anos ela pode reclamá-lo. Um pedaço de cada caça para sua ninhada, e ninguém pode negá-la isso.


- O Direito do Filhote é o direito dos pequenos. De toda a alcateia ele pode reclamá-lo, gozo da caça quando o caçador tiver comido; e ninguém pode negar-lhe isso.

- O Direito da Caverna é o direito do pai, de caçar para ele mesmo e só; Ele é livre de qualquer chamado da alcateia. Ele é julgado pelo conselho a sós.

- Por conta de sua idade e sua astúcia, por conta de seu domínio e de sua pata, Em tudo que a lei deixa em aberto à palavra do Grão-Lobo é lei.

Agora estas são as leis da selva, e muitas e poderosas elas são; Mas a cabeça e o topo da lei e sua diretriz e estrutura é - Obedeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....