quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Lendas Escoteiras. E Mister Bob não foi para o céu!



Lendas Escoteiras.
E Mister Bob não foi para o céu!

Prologo: - Mister Bob é um conto de ficção. Quem sou eu para dizer que a vida é assim e assado e que do outro lado seremos poeira cósmica. Deve ser muito difícil acreditar que vamos desaparecer e quando chegar a hora ver o contrário. Dar de cara com o Diabo ou com os anjos de Deus deve ser um tremendo susto. Enfim que cada um faça sua escolha no que acredita. Quem sou eu para contradizer?
             
                   Mister Bob era Chefe de Escoteiros. Aparência europeia se vangloriava em pertencer a uma raça superior. Superior ou não Mister Bob não angariava simpatias. Achava-se poderoso e mesmo muitos o considerando prepotente e autoritário, era tido por alguns como um tirano travestido de Escoteiro. No grupo era muito influente. Donatello o Diretor Técnico e Montana o Presidente o achavam arbitrário, mas sua influencia com os jovens e sua maneira dominante amedrontava a todos. Filho de condes ele se considerava o melhor. Quando falava mostrava que era um perfeito xenofóbico e preconceituoso. Formou-se com louvor na USP. Como Engenheiro Civil fez seu MBA de Engenharia de sistemas e computação na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado e Doutorado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)).
       
                   Respeitado em sua profissão estava se preparando para estagiar na Harvard Business School (Harvard University EUA). Alguns de seus conhecidos diziam que ele iria ser um dos maiores CEOs em qualquer empresa que o acolhesse. Se fosse politico seria facilmente eleito Presidente do Brasil. Vangloriava em dizer que era um ateísta. Entre rodas fechadas de chefes ele dizia que Deus para ele era absolutamente nada. Mostrava sua força e seu conhecimento e se gabava de que Deus não o ajudou em nada e ele nunca precisou. Como Ateísta ele se achava mais inteligente e considerava mais preparado que Deus para resolver seus problemas. Bíblia para ele era um zero a esquerda.

                  Sabia que em sua Tropa a maioria eram católicos e evangélicos. Somente Tom Crayner um Escoteiro novato escondido dos pais dizia também ser um agnóstico. Quem sabe por que ouviu seu Chefe falar e ele copiou. Queira ou não vamos considerar que Mister Bob fez uma ótima Tropa. Provou que poderia manter todos sem evasão por três anos e cumpriu. Seus escoteiros o admiravam e muitos o procuravam copiando sempre seu exemplo. Considerava que seus escoteiros eram os melhores. Exigia muito e não perdoava os atrasados e faltosos. Nos acampamentos regionais ou nacionais exigia das patrulhas serem melhores e tirar o primeiro lugar. Todo ano ele conseguia o Padrão Ouro para o Grupo e graças a sua Tropa recebeu sua IM em dois anos de atividade. Achava muitos dirigentes eram impotentes e deveriam ser substituídos... Por ele é claro.

                 Com seis anos de escotismo já tinha recebido a Medalha de Gratidão bronze e prata e caminhava para a de bons serviços. Fazia questão de lembrar ao Diretor Técnico e ao Presidente a sua importância no grupo escoteiro. Fingia ser fraterno, apertava mãos de chefes mais humildes contrariado. Era poderoso o suficiente para desmerecer os que não eram iguais a ele seja no conhecimento Escoteiro ou na técnica escoteira. Pediu e obteve autorização para fazer vários cursos em Gilwell Park. Pelo menos Mister Bob se apresentava bem vestimentado. Comprou e não regateou todos que podia vestir. Levou para o melhor alfaiate da cidade para refazer as costuras mal feitas e reciclar para seu tamanho normal.

                  Nunca pensou em entrar para os escoteiros até o dia que foi desafiado por um colega de MBA. – És capaz? Ele riu e disse: - Sou e me dê oito anos e serei o Presidente dos Escoteiros do Brasil! Entrou em um Grupo Escoteiro depois de pesquisar em um bairro nobre próximo onde morava. Investigou quem frequentava seus conhecimentos universitários e suas vidas pregressas e profissionais. Sempre se mostrava como o melhor, o magnata no saber, o rico de conhecimentos e soberbo na sua ação. Fez a promessa escoteira sabendo que nunca ia cumprir. Em breve iria modificar tudo, pois achava um absurdo prometer a um Deus que não conhecia e uma Pátria que não tinha o porquê se orgulhar.

                  Um dia fazia adestramento em baixo de uma árvore junto aos seus monitores quando um Senhor de idade indefinida, calmo e cheio de hematomas se aproximou. Ficou em pé para se defender. – Olá moço! Viu se nosso Deus passou por aqui? – Ele riu. – Ora velhote “perebento”, não vê que estou ocupado? Vê se toca meu! Este teu Deus é seu e não meu. O homem que o interpelava riu e perguntou? – Quando você morrer onde será o seu céu? – Mister Bob pensou em dar uma lição e mostrar que não existe céu, não existe outra vida e nem este tal de Deus. Virou as costas e foi até onde estava a patrulha de monitores e brincando disse: - Meus jovens amigos será que estou prestes as morrer? Todos se assustaram e disseram que não.

                  Mister Bob frequentava os melhores lugares da cidade, restaurantes famosos, e sempre convidado pela nata da alta sociedade era a figura mais proeminente onde quer que estivesse. – Convidado para um coquetel na Federação dos Engenheiros ele com sua pose de superioridade discutia sobre a cristandade quando em dado momento caiu ao chão assustando a todos. Médicos acorreram e todos balançavam a cabeça. Mister Bob havia morrido. Ele no ambiente não acreditava no que via. Seu corpo inerte sem respirar. Assustou-se. - Não desapareci? Não virei poeira cósmica? – Porque estava ali olhando seu próprio corpo? – Viu então aquele Senhor “perebento” que procurava Deus e disse a ele: - Então Mister Bob já escolheu aonde ir? Para o céu ou para o inferno? Mister Bob estava apavorado. Não viu nenhuma luz só dementes mal cheirosos em volta.

                   Naquela tarde viu seus escoteiros, seus amigos, sua noiva em volta de sua sepultura. Nenhum deles se mostrava triste com sua morte. Estava morto e enterrado. Assustado pensou que nunca viu uma prova que Deus existe e ali naquela necrópole viu muitos como ele que sorriam, outros choravam outros bebiam agua da lama, e muitos o espezinhando pelos caminhos sujos por onde passava. Não dá para modificar o destino e um dia a verdade irá aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....