sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Conversa ao Pé do Fogo. A arte do aconselhamento.



Conversa ao Pé do Fogo.
A arte do aconselhamento.

                Há tempos visitando um Grupo Escoteiro fui procurado após o final da reunião de Tropa Sênior por uma guia e um sênior.  – Olharam para mim e disseram: - Chefe Fale alguma coisa bonita para nós!

                Pensei comigo sem me dirigir a eles o porquê me procuraram e não o seu chefe Sênior. Quem sabe pela minha idade queriam respostas e não um aconselhamento. - Sorri. Falar o que? Onde estavam as palavras? Eu não os deixaria sem uma resposta. Nunca me neguei a falar o que sinto o que penso sem ofender a quem quer que seja.

            - Sem forçar a voz, disse baixinho para que só eles pudessem ouvir: - Dizer o que para vocês? O que esperam de mim? Meus jovens amigos fico em duvida o que desejam ouvir, saibam que para toda malícia, tem uma inocência. Para toda chuva, tem um sol. Para toda lágrima, tem um sorriso. O mundo fica mais bonito quando a gente carrega coisas boas no peito e no coração.

           - Olhei bem fundo nos seus olhos de ambos e continuei: - Ser bondoso é como plantar um sorriso a cada instante. Se o coração de vocês estiver doendo sorriam, mesmo que ele esteja partido quando há nuvens no céu vocês sobreviverão... Se vocês apenas sorrirem com seu medo e tristeza talvez amanhã irão descobrir que a vida ainda vale a pena. Ilumine sua face com alegria esconda todo rastro de tristeza embora uma lágrima possa estar tão próxima, este é o momento que vocês têm que continuar tentando Sorrir. Afinal para que serve o choro? Vocês descobrirão que a vida ainda vale a pena se vocês apenas... Sorrirem!

         - A Guia me olhou espantada sem saber o que dizer. Não sei se era isto que ela esperava. Mas foram tão curtos na pergunta que eu respondi a minha maneira pensando atingir o ego e o pensamento de cada um.

         – Olhe minha simpática Guia, não perturbe o seu coração com problemas da sua cabeça. Que a gente saiba agradecer o pouco para que possamos merecer o muito. Saiba que quando a gente acha que sabe todas as respostas, a vida muda todas as perguntas. – E completei finalizando: - Não esqueçam que um bom vencedor é aquele que planeja seus passos sem pisar em ninguém.

         - Ambos se foram calados sem comentar minhas palavras. Não sei se me fiz entender. Costumo dizer o que penso sem subterfúgios. Procurei o Diretor Técnico, agradeci pela acolhida, dei nele um abraço, um até logo e parti para minha residência bengalando com calma para não cair nas ruas da minha cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....