sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O contador de histórias.



O contador de histórias.

                       Chamam-me de Contador de Histórias. Um elogio? “Hosanas ao Senhor”.  Nesta hora esqueço meus tempos de menino Escoteiro, brincando por aí uma aventura sem igual. Sei que contar histórias é uma arte, uma arte gostosa, palatável de agrado de todos que ouvem apreciam e vão vivendo a historia como se fosse real. Dizem que as histórias nos Fogo de Conselhos são as melhores. Outros garantem que em um dia chuvoso na sede elas tem seu lugar.

                       Mas é em volta da fogueira alta que tudo começa, o Contador de Histórias sorrindo, gesticulando a história surgindo, todos de olhos fixos tentando viver os personagens daquele narrador que encanta. Os olhos da moçada não piscam. Até mesmo os grilos e pirilampos com suas luzes brilhantes e saltitantes parecem querer também participar da história. E o ar se perfuma de cheiro de rosas. Um vento gostoso passa para dar novo sabor ao narrador.

                      É lindo estar ali com amigos, vendo um céu de estrelas, ouvindo o piar de uma coruja escondida com seus olhos grandes, negros sem piscar em um galho qualquer da floresta encantada. Quantas historias contei? Quantas eu escrevi? Milhares? São tantas que nem dá para comparar com as estrelas no céu nas noites sem luar.

                       Tem hora que me esqueço dos meus tempos de Escoteiro. Das pioneirías fantástica que construímos, das minhas jornadas, das viagens por lugares desconhecidos. Quantas noites olhando o céu de estrelas? Quantas luas eu vi entre árvores frondosas de uma floresta incrivelmente bela? Não adianta pensar que tudo se foi se esta preso na mente e não sai mais. Não dá para voltar no tempo e ele se foi para manter a esperança e a saudade dizendo que valeu a pena.

                       Eu mudei minhas jornadas feitas com uma mochila um chapelão e deixei de atravessar montanhas e vales para me enveredar com as letras saltitantes aqui e ali, juntado uma as outras até formar uma história ou lenda que até então não tinha imaginado. Alguém um dia me disse que um Escoteiro é sempre um contador de histórias. Ele vê tudo que lhe acontece através delas. E ele tenta viver a sua vida, como se estivesse contando uma história... Ou a sua história...

                       É na força das palavras que eu coloco o que penso e escrevo o que quero: - Eu sei que existem mil motivos para não contar histórias. Mas existem um milhão de outros para espalhar o fato através de doces sementes que podem surgir na mente e germinar para sempre na memória.

                      Dizem que os poços das fantasias sempre acabam por secar e o contador de histórias cansado tentou escapar como podia: - O resto... Ah! O resto só amanhã. E ele respondia: - Meu amigo já é o amanhã! E eu? Eu sou um contador de histórias. E quem sabe não estive em muitas delas?

Um belo fim de semana são os desejos do... Contador de Histórias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....