domingo, 9 de dezembro de 2018

Lendas escoteiras. Onde começa o inferno!



Lendas escoteiras.
Onde começa o inferno!

Prologo: - É muito estranho ter gente passando fome e morrendo de AIDS, e ter gente no espaço procurando um lugar para irmos quando tudo na Terra falhar. Não parece que somos todos da mesma espécie. Afinal somos irmãos tu e eu?

                       Meu nome é Manoel Boa Ventura. Sou portador do vírus da AIDS. Ela entrou em mim sem eu perceber. Vitória disse que me amava, aceitou meu pedido de casamento. Antes que o fato consumasse comecei a tossir sem parar e a emagrecer. Achei que era uma gripe ou mesmo uma pneumonia. Sem ter um plano de saúde fui ao posto da minha cidade marcar uma consulta. Vitoria quando me viu assim ficou desesperada. Não aguentava mais nem andar.

                       Eu amava Vitória e o Escotismo. Participei com abnegação por muitos anos. Entrei como menino e ali encontrei parte da minha vida. Meu Chefe Tomé não era nosso Chefe, era nosso amigo, nosso confidente, aconselhador e ouvinte. Fui crescendo fui Sênior e aos 18 anos assumi como Assistente de tropa Escoteira. Ainda não tínhamos os Pioneiros. Tive duas namoradas. Alice e Vitória. Alice disse que se apaixonou por Alfredo e me deixou. Quando o Chefe Tomé faleceu de um câncer no esôfago assumi a tropa. Adora os meninos escoteiros.

                      Escoteiro, Chefe exemplar sempre procurei dar exemplo para que os jovens da Tropa pudessem ser como eu cumpridor da Lei e da Promessa. Fui honesto com as jovens que namorei mesmo de longe sem falar com o respeito. Alice mal me deu um beijo e saiu correndo sorrindo. Mudaram de cidade e nunca mais a vi. Vitória não. Foi uma paixão avassaladora. Praticamente me seduziu uma noite em sua casa quando seus pais estavam em viajem.

                      Contou-me que não era mais virgem. Entregou-se a Ricardo pensando que ele seria o homem de sua vida. Não foi. Dois meses depois mal conseguia ir à reunião escoteira. Os acampamentos, as atividades aventureiras não mais aconteciam. Via no rosto dos meninos um desapontamento com tudo que estava acontecendo. Com exceção de Nonato ninguém saiu. O dia que combinei com os pais de Renato para conversarmos sobre sua saída tive uma recaída e desmaiei em plena Rua do Ouvidor.

                      Levado ao pequeno hospital fui diagnosticado com AIDS. Sempre tive calma, aceitação das adversidades, mas quando o medido me disse sem subterfúgios como se eu mesmo tivesse colocado a corda no pescoço quase chorei. O Hospital me ofereceu um coquetel ante HIV. Um mês depois voltei a andar. Parecia que iria melhorar, mas fui prevenido que não existia cura. Teria de conviver com o vírus por toda a vida.

                     Apesar de nunca ter feito sexo com Vitória aconselhei a ela fazer o teste. Deu positivo. Chorou comigo na enfermaria por horas. Quando recuperei um pouco de minhas forças resolvi voltar ao meu habitat escoteiro. Os meninos me receberam com alegria e satisfação. Os demais chefes e muitos pais não. Fui praticamente aconselhado pelo Chefe do Grupo Marcondes a não voltar mais. Foi sincero. Muitos ainda não sabiam até onde a AIDS poderia chegar.

                     O vírus fez menos efeito em Vitória. O novo medicamento agora é distribuído para os portadores do vírus. Ele me mantem vivo. Sei que não mais serei o escoteiro de outrora, mas daria minha vida para voltar ao que era. Os campos, as várzeas, as campinas e as serras distantes ficaram como sonhos que um dia tive e agora passou. Alguns dos escoteiros ainda me visitam escondidos dos pais. Contamos causos, histórias e vez ou outra belas gargalhadas.

                      Casei com Vitória. A princípio tive medo ao fazermos amor. Depois com preservativos tivemos uma vida feliz. Quando retorno da minha oficina passo pela sede do Grupo Escoteiro. Uma saudade imensa. Às vezes lágrimas caem sem eu poder dominar. Mesmo estando no século XXI o medo à dúvida ainda impera em nossa população. Ninguém fica ao lado de alguém que é aidético. Eu e Vitória pensamos em tentar adotar um filho. Quando nos inscrevemos dissemos o que somos. Dona Elza franziu o rosto e disse: - Não sei!

                     Às vezes quando as tardes chegam sento na minha varanda e choro, lamento minha sina, mas Vitória chega para me abraçar. Nunca a culpei. Afinal ela foi uma vítima. Eu sei que é idiota e tosco ostentar qualquer forma de segregação a qualquer pessoal que possuem uma condição de saúde que não é contagiosa ao contato social. Mas não posso mudar o mundo. Um dia quem sabe teremos um novo sol, uma nova vida, um vento soprando e trazendo os amores que tivemos que abdicar.

                     Esta é minha história. Aprendi a viver com ela. Ainda sou escoteiro e serei por toda minha vida. Sei que fizeram um Conselho de Chefes para aprovar minha volta. Exaltados foram contra. Os pais não vão aceitar. O Grupo vai perder com isso. Não importa, ninguém irá me roubar meus sonhos, meu passado, minhas lembranças. Vivo com elas ontem e hoje e amanhã também!

“Meu conselho? Antes do durante, pense no depois. Use camisinha e viva feliz para sempre”.                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....