sábado, 8 de dezembro de 2018

Parábolas Escoteiras. Os sons da floresta.


Parábolas Escoteiras.
Os sons da floresta.

Prólogo: - Ouvir o inaudível é ter a disciplina necessária para se tornar um grande Chefe Escoteiro.  Apenas quando você aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas e reprimidas, você um Chefe Escoteiro pode inspirar confiança a seus escoteiros, entender o que está errado e atender as reais necessidades dos seus jovens amigos. Esta parábola nos mostra o quanto temos ainda para aprender.

                    O Chefe Pilar, quando terminou o Curso da Insígnia de Madeira teve dúvida de seu aprendizado e se estaria preparado para liderar os meninos de sua Tropa. Sentiu que sabia tudo e não sabia nada. Ficou sabendo que em uma cidade muito longe da sua, morava um Velho Sábio Escoteiro, já com seus 95 anos e que resolveu viver como um ermitão sozinho bem longe da civilização. Pilar sonhava em ser um grande Chefe, afamado, reconhecido pelos seus conhecimentos e tirou alguns dias de férias partindo a procura do Velho Sábio Escoteiro. Quando chegou a sua choupana a beira de um rio de águas cristalinas e calmas, se apresentou ao Velho Sábio Escoteiro explicando o que o levava ali.

                    O Velho Sábio Escoteiro ouviu e em seguida o mandou sozinho à floresta próxima. Ele deveria ficar lá pelo menos dois meses e voltar com a tarefa de descrever os sons da floresta. Pilar não pestanejou. Partiu com sua mochila sem barraca. Ele sabia que tinha experiência de sobra para ouvir o Som da Floresta e viver ali o tempo que fosse necessário. Durante dois meses percorreu canto por canto da floresta e cansado retornou a casa do Velho Sábio Escoteiro.

                  – Descreva pra mim os sons de tudo aquilo que você ouviu. – Velho Sábio, disse Pilar, pude ouvir o canto dos pássaros, o roçar das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo suavemente na grama, o zumbido das abelhas e o barulho do vento cortando os céus.

             Quando Pilar terminou o Velho Sábio Escoteiro mandou-o de volta a floresta para tudo o mais que fosse possível ele ouvir. Chefe Pilar ficou intrigado com a ordem recebida. Ele não tinha descrito tudo que viu e ouviu para o Velho Sábio Escoteiro?

              Bom Escoteiro e bom cumpridor de ordem ele voltou e por longos dias e noites Pilar o Chefe se sentou sozinho na floresta, ouvindo, ouvindo... Não conseguiu distinguir nada de novo além daqueles sons já mencionados ao Velho Sábio Escoteiro. Então, certa manhã, sentado entre as árvores da floresta, começou a discernir sons vagos, diferentes e tudo o que ouvira antes. Quanto mais atenção prestava mais claros os sons se tornavam. Uma sensação boa de encantamento tomou conta do Chefe Pilar. – pensou que estes devem ser os sons que o Velho Sábio Escoteiro queria que eu ouvisse. Sem pressa o Chefe Pilar passou horas e dias ali, ouvindo e ouvindo pacientemente. Queria ter a certeza de que estava certo.

             Algumas semanas depois Pilar retornou a choupana do Velho Sábio Escoteiro. – Então, disse o Velho Sábio, o que mais você conseguiu ouvir?

              – Grande Chefe e Mestre, quando prestei mais atenção, pude ouvir o inaudível, o som das flores se abrindo, do sol aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da manhã. O Velho Sábio Escoteiro acenou com a cabeça em sinal de aprovação. – Ouvir o inaudível é ter a disciplina necessária para se tornar um grande Chefe Escoteiro.  Apenas quando você aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas e reprimidas, você um Chefe Escoteiro pode inspirar confiança a seus escoteiros, entender o que está errado e atender as reais necessidades dos seus jovens amigos.

                Ao partir, Chefe Pilar ainda ouviu o Velho Sábio Escoteiro dizer: - A morte de uma associação de jovens começa quando os chefes e lideres ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem mergulhara a fundo na alma das pessoas para ouvir seus sentimentos, seus desejos e suas opiniões reais.

               Não sei se o Chefe Pilar se tornou um grande Chefe como sonhava ser. Mas tenho certeza que ele agora tinha muito mais a dar sem receber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....