sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Contos Escoteiros. A história de Obed.



Contos Escoteiros.
A história de Obed.

Prologo: - Este conto é de autoria do Chefe Raul Cardoso Menger, Diretor Técnico do Grupo Escoteiro Católico Nican Mopohua em Foz do Iguaçu – PR. A ele meus parabéns pelo excelente trabalho.

                   A história que vou contar é sobre um jovem escoteiro chamado OBED. Obed era um jovenzinho de estatura mediana, que passava os dias sorrindo e sempre muito ocupado! Em casa assumia as tarefas domésticas. Na escola terminava logo suas tarefas pra auxiliar os colegas, no Grupo escoteiro. Estava sempre atento aos novatos para dar-lhes as instruções necessárias.

                   Mas era no acampamento onde Obed mais trabalhava, sempre com a mesma alegria. Num desses acampamentos da tropa, lá estava Obed lavando panelas, ocupadíssimo, quando um anjo do Senhor apareceu e disse a ele:

- Obed, o Senhor me enviou para que eu te leve a Vida Eterna, há tua hora chegou!

                  O jovenzinho olhou assustado, parou um instante de esfregar a panela que tentava arear com a areia do riacho, porque o cozinheiro havia esquecido de passar sabão em volta antes de usá-la no fogo. Pensou um instante. E respondeu ao anjo:

- Sou muito grato a ti, e ao Senhor meu Deus, por me convidar tão cedo para a Glória. Mas minha patrulha pensará que pedi pra morrer, só pra não ter mais que lavar panelas. Poderíamos deixar esta viagem para mais tarde quando eu já tiver acabado minhas tarefas?

O anjo pensou, e respondeu:

- Vou ver o que posso fazer!

                   Mais tarde naquele mesmo dia o anjo voltou, mas Obed sorridente estava tão ocupado dobrando a barraca, e recolhendo o material de campo com a patrulha, para retornarem a suas casas, que o anjo sem dizer nada, foi embora. Tempos depois o anjo voltou justo no momento em que Obed e seu amigo Isac estavam empenhados em montar um abrigo de sobrevivência em uma jornada, que o anjo foi embora.

                  O anjo voltou uma outra vez tempos depois, e lá estava Obed sorrindo com sua patrulha na porta de um supermercado arrecadando donativos para uma entidade assistencial da cidade. O anjo nada disse, e se foi. Em outra ocasião o anjo voltou, e Obed estava muito ocupado cuidando da horta de sua família que o anjo foi embora sem ser notado.

                  Mas era a missão do anjo voltar e levar Obed consigo. E ele sempre tinha que voltar. Porém, todas às vezes encontrava Obed muito ocupado, sem tempo pra morrer! E desistia de levá-lo. Então um dia. Depois de muito tempo Obed se sentiu velho e exausto, já não mais sorria, não queria cuidar de sua horta, não mais se apressava em terminar suas tarefas rotineiras.

                 Caminhando para casa pensava que nem mesmo vontade de ir acampar tinha mais, pois sabia que isso dava um trabalhão! E vendo a Igreja aberta, entrou. Estava vazia. Não havia ninguém. Escolheu um banco em um canto e soltou ali seu corpo cansado. E rezando a Deus disse: “Senhor, se queres mandar agora o teu mensageiro, estou disposto a acompanhá-lo, já não sirvo mais pra nada.”.

Então o Senhor disse a Obed:

- “Faça-me um pouco de companhia. Há muito tempo Eu esperava que tivesses um tempo livre para estar comigo.”.

Nota - Aquele que com alegria coloca sua vida a serviço, não tem tempo para morrer. Até mesmo Deus desejará sua companhia.

Inspirado no conto “Sem tempo para morrer” do Cardeal Juan José Omella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....