segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Lendas da Jângal. O astuto ratinho de Madame Rosinha. Histórias para lobinhos.


Lendas da Jângal.
O astuto ratinho de Madame Rosinha.
Histórias para lobinhos.

                     Lindolfo levou o maior susto. Quando ia para a reunião Escoteira naquela tarde de sábado, viu Madame Rosinha descer a escada de sua casa gritando e chorando alto. Ela dizia: “Um rato”, um enorme rato. Acudam-me! Socorro! Lindolfo era lobinho da Alcateia do Grupo Escoteiro Pico da Neblina. Já tinha feito sua boa ação, mas resolveu fazer mais uma. Porque não? Partiu célere escada acima a procura do famigerado rato de Madame Rosinha. Em todos os cômodos ele procurou e quando ia sair viu um ratinho muito pequeno, raquítico, magro, com cara chorosa em cima do armário da cozinha. Estava com a vassoura na mão e pensou em dar uma vassourada nele ou uma caricia. Achou que ele precisava mais de uma carícia.

           Ao sair disse para Madame Rosinha que não se preocupasse. Quando terminasse a reunião viria com sua matilha e pegariam o famigerado rato. Fique Calma Dona Rosinha. Ele sabia que sua Matilha não tinha medo de nada! Na reunião comentou com a matilha sobre o ratinho. Explicou que era um “coitado” e precisava e ajuda e não ser morto. Liz não concordou. Ela morria de medo de ratos. Dayane ficou na duvida. Robertinho riu e falou – Vamos acabar com a raça dele! Miltinho e Naninha ficaram do lado de Lindolfo.

           A Akelá Safira comentou com o Balu Nonato que comentou com a Bagheera Olhos Negros que a matilha vermelha estava estranha. – Viu como eles só ficaram cochichando hoje? O Balu Nonato era muito amigo de Miltinho, mas ele não contou nada. A reunião terminou com todos dando o melhor possível e dizendo para os chefes – Obrigado Chefe pela linda reunião. O senhor sabe que tenho orgulho de nosso Grupo Escoteiro! Era assim os meninos do Grupo Escoteiro Pico da Neblina.

             A mãe de Aninha estava esperando o fim da reunião. Ela pediu a mãe para ir com a matilha. Iam fazer uma boa ação. Dona Nivea era uma excelente mãe e não se opôs. Mal chegaram à casa de Madame Rosinha e viram o ratinho chorando em cima do armário. Foi Lindolfo que se aproximou pé ante pé e disse no ouvido do ratinho: Calma, vamos levá-lo para outra casinha. Vai ter tudo que tem direito. Miltinho já estava com a caixinha e colocaram o ratinho dentro dela e foram embora. Tinham comprado queijo e uma vasilha de água.

              O ratinho estava com fome. Muita. Comeu tudo! E agora? Onde vamos levá-lo? Todos viram que em suas casas seriam impossível. O medo de rato era comum em todas as famílias. – Já sei! Disse Naninha, vamos voltar à sede. Seu Caloso o Mestre Pi ainda deve estar lá. E quando chegarmos vamos levar o ratinho para a Gruta da Alcatéia. Escondemos a caixinha atrás da caixa de nossa matilha e nos revezamos durante a semana para vir alimentá-lo! Todos concordaram.

              Assim trataram o Tibinho (nome que deram ao ratinho) por quase dois meses e foi então que o pior aconteceu. A Akelá Safira foi mexer lá e viu o rato. Uma gritaria danada. Saiu correndo e pedindo socorro. Custaram a explicar a ela o que tinha acontecido. Ela deu um ultimato – Depois do acantonamento não quero ver ele mais. E agora? Na reunião de matilha chegaram a uma conclusão – Vamos levá-lo junto ao acantonamento. Lá quem sabe descobrimos um local onde ele pudesse viver para sempre? E assim foi feito.

            Na primeira noite do acantonamento aconteceu a maior alegria da matilha. As mães que foram cozinhar saíram gritando e berrando! Um rato! Não era um só eram vários. Agora sim. Descobriram a cidade onde o Tibinho podia morar.  Soltaram-no à tardinha. Tibinho olhou para eles e para seus amigos ratos. Olhou de novo para eles. Uma duvida ficou na sua mente. Ficar com os lobinhos ou seus irmãos ratos? Uma ratinha linda se aproximou e se esfregou nele. Pronto. Resolvido. Lá foi Tibinho com sua namorada e seus novos irmãos. A Matilha Vermelha ficou chorosa. Em todos os olhos lágrimas desciam, mas sabiam que esta seria a melhor maneira e a melhor ação que deveriam tomar.


             Por muitos anos a matilha vermelha pedia aos pais para passarem um domingo a cada dois meses no local do acantonamento. Os pais não sabiam para que, mas a Matilha Verde sempre se encontrava com Tibinho, até que um dia ele e Tibinha chegaram com vários filhotes. Foi uma festa. Uma alegria para a Matilha Verde. E assim acaba esta história. Uma união de lobos, todos pensando em fazer o bem. Lembra sempre que o Lobinho pensa primeiro nos outros, abre os olhos e os ouvidos, está sempre alegre e diz sempre a verdade.   

Nota -  Uma história simples, quem sabe possa sugerir que o lobinho pensa primeiro nos outros? Mas um rato? Não era um simples rato. Era amigo, precisava de um amigo e a Matilha o adotou com carinho e fraternidade. E foi assim que “Tibinho” um ratinho feliz foi morar para sempre em Seeonee terra dos lobos irmãos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....