segunda-feira, 26 de março de 2018

Deveres e responsabilidade. Por Baden-Powell of Gilwell.



Deveres e responsabilidade.
Por Baden-Powell of Gilwell.

- Metade do valor da formação que pretendemos obter dos escoteiros deve ser obtida colocando responsabilidades sobre seus ombros. Esperai muito dos nossos rapazes, e em geral obtê-lo-eis. O segredo da obtenção de bons resultados no desenvolvimento do caráter e do sentido das responsabilidades do rapaz consiste em esperar muito dele e de lhe confiar responsabilidades. Mas não entendo por isto ensiná-lo a nadar, atirando-o para dentro de água num sítio fundo e esperar que ele seja capaz de fazê-lo sem correr perigo.

- Como primeiro passo, devemos desenvolver nele a confiança nas suas próprias capacidades, ensinando-o e mostrando-lhe, através do nosso próprio exemplo, como nadar. Quem quiser contribuir para a sua carreira precisa de ser capaz de assumir responsabilidades. Para isso, exige-se confiança em si próprio, conhecimento do próprio trabalho e prática do exercício da responsabilidade.

- Para que venha a ser um bom cidadão, é essencial, em primeiro lugar, que o rapaz seja ensinado a ser individualmente responsável, perante si próprio, pelo desenvolvimento da sua própria saúde e do seu próprio caráter, e também pela sua própria carreira; em seguida, a ser uma pessoa responsável, isto é, alguém em quem podem confiar os seus pais e os seus superiores; e por fim, a ter o sentido do seu dever e da sua responsabilidade para com a Comunidade de que é membro.

- Se damos a um homem a responsabilidade por um trabalho, devemos, para sermos justos para com ele, deixá-lo escolher os seus próprios utensílios.
Do livro Rastros do Fundador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....