domingo, 28 de janeiro de 2018

Contos ao redor da fogueira. Olhos Negros.


Contos ao redor da fogueira.
Olhos Negros.

                    Lagrimas caiam aos borbotões. Donatello sentia um nó na garganta. Como ajudar? Chefe minha vida acabou. Disse Olhos Negros – Donatello não sabia o que dizer. Qual o papel do Chefe? Aconselhar? Mostrar o caminho? Difícil demais para formar conceitos contextuais aos jovens para a vida. Ele sabia que palavras bonitas se tornam descartáveis perto de atitudes estúpidas. – Quem foi em um curso que lhe disse que na dificuldade se conhecem os verdadeiros escoteiros?

                 Donatello pensou novamente – Se você acredita que é capaz, ignore a opinião dos outros e siga em frente. Nem sempre é bom saber a opinião alheia. Mas ele era um Chefe, um educador, alguém que os meninos confiavam. – Olhos Negros chorando disse: Quatro meses suspenso dos escoteiros. Meu pai é mau, não sabe o amor que tenho pelos escoteiros e faltar no Acampamento Anual? - Donatello não disse nada. Não havia o que dizer. Pai é pai. Olhos Negros errou. Péssimas notas escolares. Afinal cumpriu a lei? 

               A pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos daquilo que nunca plantou. Ele comprou sua trilha com sinal de evitar. Donatello sabia que se ele não mudasse hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem. – Olhou profundamente nos olhos lacrimosos de Olhos Negros. – O que acha que posso fazer? Pensou em recomeçar? Todo amanhecer o sol aparece e nunca desistiu. Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste.

             – Começar de novo? Disse Olhos Negros. – Sim, algumas vezes coisas ruins acontecem em nossas vidas para nos colocar na direção das melhores coisas que poderíamos viver. – Devo estudar? Mostrar ao meu pai que notas altas é sinal de saber? – Donatello olhou para Olhos Negros. – Meu jovem, a vida é sua e não de seu pai. Um dia você será como ele e um filho a cuidar. Hoje deixe para trás o que não te leva prá frente. Outros acampamentos virão. Lembre-se a vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente seu passado fica para trás.

            Donatello sabia que não tinha as respostas na mão. Era sua função ajudar e não substituir os verdadeiros responsáveis por Olhos Negros. As palavras surgiram naquela tarde modorrenta quando a reunião terminou. Ele sabia que a verdade dói, mas não mata. A mentira agrada, mas não cura. – Olhos Negros, não tenha medo de chorar. Quando você chora, três coisas são limpas: - Os olhos, o coração e a alma. Recomece, dê uma nova chance a si mesmo. Mostre que é capaz. Renove as esperanças na vida e o mais importante – Acredite em você de novo!


Nota - Enfio a mão no bornal cheio de contos e histórias e tiro uma das que mais gosto. Aquela de aconselhamento, do escoteiro que tem uma duvida ou problema e não sabe como resolver. Nem todo Chefe está devidamente preparado para responder. Certeza mesmo é não fugir da resposta. Não só o menino, mas nos adultos também temos que aprender a fazer fazendo. Já aconteceu com você? Abraços fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....