quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Contos de fogo de conselho. Não deixe o vento levar o seu sonho.



Contos de fogo de conselho.
Não deixe o vento levar o seu sonho.

                    Lá estava ele, altaneiro, cheio de vida, correndo com o vento amigo que o levava onde ele queria ir. Ele sabia de sua importância, sabia que todos sempre pensavam nele e não queria decepcionar ninguém. Afinal ele era um Sonho e fazer os sonhos dos humanos realizar o fazia feliz muito feliz... Ele sabia que nem sempre conseguia seus intentos, sonhar e ver a realização do sonhador. Tinha a experiência de ver tantos sonhos realizados, de ver a força de vontade de cada um em acreditar nos seus sonhos. Ele tinha pena daqueles que não acreditavam e que achavam que realizar sonhos é impossível. Mas amava quando o sorriso de um sonhador brotava em ver que seu sonho aconteceu.

                  Nunca se importou quando o chamavam de utopia, aquele sonho que não existe. Ele acreditava que estes só viam o sol sem cor, a lua sem brilho e as estrelas tão longe de se tocar. Ele sabia que o vento não tinha sonhos, nem a brisa da manhã e o nascer o sol. Seus outros amigos sonhos diziam que existe neste mundo um oceano dos grandes amores, onde a felicidade existe e ali navegavam felizes nos sonhos de cada um. Ele se lembrou de Conchita. Linda menina sonhadora. Morava em uma cabana no alto da montanha de Cristal. Todas as tardes ela sentava em um pequeno banquinho e sonhava... E sonhava... Sua mente viajava sem destino, querendo um dia seu sonho realizar.

                Pois é Conchita acredite, eu vou realizar seu sonho. O que ela queria não era impossível, não para ele. Ele viu seus olhos cheios de lágrimas por viver sozinha naquele canto da montanha sem ninguém. Tinha sua mãe e seu pai, mas sonhava com um príncipe encantado para viver com ele para sempre. Ninguém soube explicar como naquela manhã de sol vermelho brilhante ela viu subindo a montanha oito Escoteiros alegres e cantantes. Junto estava Miguelito o Chefe que adorava acampar. Solteiro quando viu Conchita na porta da cabana ele disse: Vais ser minha princesa, você terá tudo de mim. Farei de você a moça mais feliz do universo, darei a você de presente todas as estrelas no céu. À noite rezarei para você e quando a lua cheia surgir irei pedir a ela para iluminar seus caminhos por onde o sol se for.

              O Sonho sabia que meses depois eles se casaram e viveram felizes para sempre. O Sonho não parava, estava atravessando uma majestosa floresta de um país tropical. O Sonho sentia falta de realizar o sonho de alguém. Ele sabia que um sonho para ser realizado o sonhador tem de acreditar, tem de partir na estrada dos sonhos e alcançá-lo nas luzes das estrelas e lutar para que ele seja real. Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho impossível só porque não acreditou.  

                       Viu um homem perdido no centro da floresta, tropeçando, caminhando sem rumo, pensando que não ia sobreviver. Ele não sonhava, lutava pela vida, pois sabia que em poucos dias ia morrer. O Sonho sorriu, é hora de trabalhar. O homem se chamava Molusco e fora no passado um Escoteiro. Aprendeu a navegar, aprendeu onde o norte se encontrava com o sul, nunca precisou de bussola para achar o seu caminho. Tinha vivido em florestas, aproveitou muitas vezes quando menino o que ela poderia oferecer. Um brilho passou diante dos seus olhos. Afinal isto é um sonho? Sonho ou não eu posso vencer! – Ele pensou. Olhou para as árvores, as folhas amarelas que podiam lhe dar um rumo. Um resga do sol lhe mostrou o caminho a seguir.

                     Enquanto caminhava pensava no seu filhinho que deixou na cidade, de Mariazinha sua amada tão pequenina. Um riacho encontrou, uma jangada ele fez. Dois dias depois uma cidade apareceu na curva do rio das almas perdidas. Molusco um Escoteiro estava salvo. Correu a encontrar seus amores, Picolino e Mariazinha sua amada ele foi abraçar.

                         Era hora de dormir para os humanos do mundo. O Sonho não dormia, mas se recolhia quando as noites quentes não deixavam ninguém sonhar. Ele imaginou que tantos poderiam sonhar sonhos lindos mesmo com aquele calor imenso. Ele sabia que poemas não são feitos para serem entendidos. Isso é utopia. Bastam aos poetas que seus poemas e sonhos sejam sentidos. Tiquinho ainda não tinha dez anos. Insistia com seus pais em ser um escoteiro. Nunca foi e este era seu maior sonho. Dom Casmurro tinha um bigodão que todos temiam. A maior fábrica de tecidos era dele. Funcionários tremiam só em olhar para seus olhos.

                    Tiquinho era seu filho e sabia que ele nunca iria deixar. Uma noite de verão todos os funcionários foram para casa. Ele mesmo fechou as portas e o portão. Altas horas da noite foram lhe chamar: - A fabrica começou a pegar fogo, mas um menino conseguiu apagar. O menino estava queimado deitado na cama do hospital. - Como foi? Ele perguntou. Senhor ele é Juquinha Escoteiro filho de Filó das Mercês sua funcionária. Ele esperava sua mãe pelo fim do turno. Ela não sabia. Dormiu encostado no Varão da Sala Grande. Quando viu a fumaça, já treinado nos Escoteiros pelos bombeiros ele correu e conseguiu o fogo apagar. Um herói Dom Casmurro. Sem ele o senhor estaria pobre e sem sua fabrica querida.

                   Tiquinho teve seu sonho realizado. Promessado com as vistas de seu pai. Uma alegria sem par. O Sonho ali a lembrar dos tempos dos acampamentos, das alegrias que Tiquinho passou a ter. Ah! Os sonhos. Eles têm um destino, um lugar para ficar, um lugar para realizar todas as vontades de quem acredita neles. O Sonho partiu rumo à além mar. Havia outros lugares outras terras para ele ir. Sabia que iria encontrar meninos e meninas Escoteiras que sonham e ele podia fazer o que mais gostava realizar seus sonhos.


                  E você? Acredita nos seus sonhos? Um sonho verdadeiro pode ser realizado. Um sonho sonhado, amado por aqueles que um dia acreditaram. Como dizia Augusto dos Anjos a Esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a Crença, Vão-se sonhos nas asas da Descrença, Voltam sonhos nas asas da Esperança.

Nota -  - Nunca desista dos seus sonhos, pois a única saída dos fracos é a desistência das coisas e de seus sonhos, mas para os fortes a única alternativa é a persistência daquilo que tanto almejam! Aqui temos a história contada por um sonho, que amava fazer os outros acreditarem e realizarem seus sonhos. Abraços fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....