segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Contos escoteiros - Moisés


Moisés.

                      Pensei em não dizer nada. Afinal ele era um veterano em atividades técnicas, mas um iniciante como líder de uma tropa. Alguns meninos estavam saindo. Não eram tantos, mas isto preocupava. Nunca me procurou para tirar dúvidas apesar de sermos amigos desde quando ele foi lobo, escoteiro e sênior. Enquanto suas patrulhas preparavam um programa de campo para o feriado, ele apareceu na sede. – Chefe! Podemos conversar? – Surpreso disse que sim. – Chefe como fazer para que os jovens permaneçam nas tropas e me olhem como um Chefe e não um Pioneiro?

                      - Moisés se você quer evitar decepções, diminua suas expectativas. Trace a linha do seu destino. – Ele me olhou surpreso. – Sei que gosta de ser Chefe, mas seja você mesmo, todos os outros já existem. – Ele me olhou e não entendeu. – Simples meu caro amigo e irmão escoteiro, com o passar do tempo os anos vão lhe dar maturidade, conhecimento e você vai ver que as pedras no caminho ficarão mais fáceis para caminhar e prosseguir.

                    - Falo isto para seu próprio bem. Confie em quem te dá confiança, ame quem te da amor, cuide de quem cuida de você. – Minha tropa Chefe? – Retribui com um sorriso. – Isto mesmo meu amigo. Plante agora e vais colher os frutos que merecer. Vá aonde pode ir e ande sem pressa. Sem ponto final, sem briga, sem mágoa, sem dor. Só amor por favor! – Ele me olhou sem saber o que responder.

                  - Se um olhar vale mais que mil palavras, o sorriso que me deu valia mil agradecimentos. Ele voltou para a sua tropa, olhou mais uma vez para traz e acenou agradecendo: - Eu disse para ele: - Vá em paz, faça a dieta da alegria, não se esqueça do elogio e do sorriso quando iniciar e um agradecimento ao terminar. Então será você mesmo e vais ter orgulho de ser um Chefe Escoteiro como sempre desejou ser!


Nota - O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira. O tempo amadurece todas as coisas. Nenhum homem nasce sábio. Certas situações a gente tem que passar para crescer. Apenas uma troca de palavras... Nada mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....