sábado, 13 de janeiro de 2018

Pequenos contos escoteiros - Noviço.


Noviço.

                             Quando noviço se separou da Patrulha e me procurou eu já imaginava o que ele iria dizer. Olhando para ele, com olhar de quem encontra alguém com quem sonhou me lembrei do poema de “Cone Crew”: - Então vai, fala à vontade que eu nem me estresso, tô nem ligando na humilde eu não nem te impeço, porque tu falas de mim, mesmo se eu não peço... Adora falar dos fracassos e se cala com meu sucesso. Eu sei que quem conta um conto aumenta um ponto, e a tua língua afiada nunca me dá um desconto. Desculpa, vai, mas assim só vai arrumar um confronto, teu papo não é reto de tanta curva eu já tô tonto!

                            Ouvi atentamente o que ele queria dizer. - Noviço, não me tenha como exemplo. Considere-me somente um amigo mais velho que pode confiar. Eu sei que para você eu pareço um herói, mas não sou. Ele gentilmente me perguntou: – Porque Chefe? - Porque eu sou passado e você é presente. Você sim é importante. – O senhor não é chefe? – Meu tempo passou. Nem sei se meu passado pode ser exemplo para você. - Chefe, não foi o senhor que disse naquela jornada noturna, na curva do Peixe que não trocaria todos os seus amanhãs por um único ontem?

                          Pegou-me de jeito este menino, me fez descer ao nível dele. Precisava desta lição. Gaguejando eu disse a ele: - Noviço, viva uma vida boa e honrada. Assim quando você ficar mais Velho e pensar no passado poderá obter prazer uma segunda vez. Ele olhou sério para mim e de roupa de banho como se estivesse uniformizado, ficou em posição de sentido, fez a saudação, deu um belo sorriso e saiu correndo mergulhando no remanso das corredeiras do Iguaçu juntos com seus amigos da tropa.

                         – fiquei pensando. Vez ou outra um jovem escoteiro me encurrala em alguma frase ou pensamento e eu demoro para dar a ele uma explicação satisfatória. Será que ele se lembraria de nossa conversa de hoje?

Nota - O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto. Fernando Pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....