domingo, 24 de junho de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O Chefe Escoteiro.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O Chefe Escoteiro.

- O Chefe Escoteiro é um ser humano vulgarmente conhecido como homo sapiens. Possui um cérebro altamente desenvolvido e resolve com rapidez como descer ou subir em uma árvore. É dotado de habilidades que nenhuma outra espécie possui. Ele sabe raciocinar, fazer nós e resolver os problemas de linguagem entre outros esquecendo logo a seguir. Ele sabe errar e aprender, às vezes segue a máxima de BP e persiste no erro até aprender a fazer o certo. Como todo Chefe convive com o sentimento de culpa e também com a adrenalina quando acampa ou acantona com seus jovens. Ele sabe amar as pessoas a sua volta e muitos não demonstram ou não enxergam essa demonstração de carinho por medo de ser confundido com outra pessoa.

- O Chefe Escoteiro sabe chorar de alegria e de tristeza, costuma ajudar a todos sem pedir nada em troca, mas tem alguns que aprenderam a sugar um pouco mais daqueles que estão mais próximo dele. Ele sabe resistir aos impulsos e também viver somente deles. Sabe quando cometeu uma burrada e sabe como acertar depois. Dizem que ele é bom para escrever carta de amor, não sei se é verdade. O Chefe escoteiro sente saudade de tudo que faz dos acampamentos, das reuniões, do sorriso do jovem que está ao seu comando, dos amigos que fez em curso e lembra-se deles com saudades como se tudo fosse um filme sem final.

- O Chefe Escoteiro sabe xingar quando preciso mesmo sabendo que isto vai de encontro a sua lei que um dia jurou fazer o melhor possível para cumprir. Ele costuma falar sem pensar, tem hora que resolve desistir de tudo, mas analisando melhor volta atrás quando sente que não está no caminho certo. Dizem que o Chefe escoteiro sabe se desculpar, pedir perdão e abraçar quando necessário. Tem alguns, entretanto que só sabem resolver no braço. O Chefe Escoteiro tem de tomar muitas decisões para contribuir na formação dos seus jovens para o futuro.

- O Chefe Escoteiro costuma (nem sempre) saber o que é o certo e o errado. Muitas vezes mistura tudo em um emaranhado de sentimentos com medo de tropeçar e cair. Por natureza nas lides que faz com seus jovens ele sabe saltar o obstáculo, tropeçar e cair se necessário para aprender a deixar de ser tapado e prestar mais atenção por onde anda. O Chefe Escoteiro sabe ir em frente quando tentam puxar seu tapete, ou uma rasteira, mas entende que não pode desistir. O Chefe Escoteiro acredita no seu sexto-sentido e até mesmo se jogar sem saber o tamanho ou a altura de sua queda.

- O Chefe Escoteiro sabe apreciar uma bela canção escoteira, um sorriso de uma bela escoteira, o melhor possível de um lobinho recém-admitido na sua alcateia. No fundo o Chefe Escoteiro sabe ser humano e sentir como seus amigos não escoteiros são. Ele sabe ir e voltar sabe mergulhar e conhecer a sí mesmo nos seus defeitos mais belos ou obscuros. Às vezes ele pensa que é um monstro, mas segundos depois sabe que não passa de um anjo escoteiro. Ele em qualquer rodinha só sabe falar de escotismo e se houve acampamento ele vai comentar por uma semana.

- O Chefe Escoteiro acredita em tudo que lhe diz seus superiores, é incapaz de contradizer um conhecedor mais legítimo no escotismo. Ele ama seu Assistente Pessoal, seu Distrital e algumas vezes seu regional desde que não seja criticado. Não gosta quando dizem que ele gasta demais com seus escoteiros, quando alguém da família reclama de sua dedicação quase integral a um movimento onde ele aprendeu que ali ser voluntário é arcar com todas as despesas e nunca esperar que alguém pague por ele.

Enfim, o Chefe Escoteiro é muito mais que exercer sua posição de líder. O Chefe Escoteiro como os demais seres humanos tem coração mais forte e determinado que os outros. Ele quer viver e fazer seus jovens viverem sob o domínio de uma lei e uma Promessa que ele mesmo fez um dia. Ele sabe sorrir, sofrer, levantar e cair. Lê tudo de escotismo que lhe caem nas mãos. Costuma ser bipolar e cai na real quando pensa demais. Enfim o Chefe escoteiro é apenas um ser humano, um pouco diferente, pois adotou a filosofia que desconhecia de um tal Baden-Powell e que passou a amar sobre todas as coisas.

- Este é em minha opinião um Chefe escoteiro...

Nota – Temos muitas definições do Chefe Escoteiro. Eu mesmo já fiz algumas e já vi aqui postado outras tantas falando desta figura quase “sobrenatural”. Espero que apreciem esta ultima, pois adoro falar do escotismo e do Chefe escoteiro. Sempre Alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....