segunda-feira, 4 de junho de 2018

Saudosas conversas ao pé do fogo. Chefe! Eu queria tanto ir!


Saudosas conversas ao pé do fogo.
Chefe! Eu queria tanto ir!

 Nem sempre temos a solução. Eu já tentei às vezes, mas me faltaram forças. Mesmo dedicando meu tempo e quem sabe meu soldo não pôde atender a todos. Dizem que alguns chefes melhores preparados que eu conseguem ajuda e levam todos. Faz tempo muito tempo, estava acampados em um lindo local, nascentes, florestas, bambus e um belo lago que fazia a beleza do lugar.

Costumava fazer em frente a minha barraca uma fogueira, levava batatas bananas para que todos pudessem assar e se deliciar. Era comuns aqueles encontros noturnos onde quase todos se dirigiam para lá. Não era obrigatório. As risadas, os cantos os papos muitas vezes nos levavam até altas horas da noite. Tinha sempre o café do bule, algumas vezes biscoito de maisena.

O sono chegava e aos poucos um a um ia dormir. Ficou Tornado. Pensativo vez ou outra me dando uma olhada. Ficou comigo em volta do fogo até altas horas. A noite estava calma, vento fresco, nem frio nem calor. As chamas da fogueira aos poucos iam terminando. A Patrulha de Tornado e as demais dormiam. Sabia que ele queria conversar comigo. Ponderado família humilde esperava a hora própria para começar.

- Chefe queria tanto ir ao Jamboree! Meu pai não pode pagar. O que devo fazer? Resposta difícil. Ingrata. Não tinha a resposta na mão. Conversamos, tentei mostrar que um dia ele seria alguém e iria em todos os Jamborees do mundo. Contei causos de Baden-Powell e o que ele pensava. Não sei se ele entendeu. Conrado foi dormir. Não reclamou, não chorou. Não sei se me fiz entender.

Fiquei sozinho em volta do fogo. Eram tantos na tropa que tinham o mesmo sonho de Conrado. Eles sabiam que não poderiam ir. Pensei comigo que não podia fazer nada, era um assalariado. Sonhos impossíveis? Não sei. A vida não é fácil para ninguém. Quem sabe era uma lição para eles aprenderem que nada cai do céu. Que a vida é difícil e renhida para viver. Às vezes penso que ser escoteiro não é fácil, mas tem muitas maneiras para sorrir cantar e brincar. Um Jamboree não é tudo.

Fui dormir. Gosto de dormir na barraca. Naquele dia não sonhei. Há muitos anos que não tenho um belo sonho. Hoje eles os meninos daquele tempo se tornaram homens feitos. Pais de família. Filhos e brevemente terão netos. O que fizeram daquele sonho de uma noite de luar, cantantes na fogueira, sonhos que não se realizaram daqueles belos dias da infância acampados em um lugar qualquer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....