domingo, 8 de abril de 2018

Lição de Baden-Powell O Uniforme Escoteiro.



Lição de Baden-Powell
O Uniforme Escoteiro.

Nota – Em nome do moderno, da nova filosofia do fazer como acredita, nos dizeres que precisamos mudar e se BP estivesse vivo também estaria mudando, muitos acreditam que vestir o que agrada tem mais valor do que vestir o que não gosta. A vestimenta foi criada por poucos, sem consulta, sem perguntar e foi sacramentada. Nada contra. Se pelo menos não houvesse essa pluralidade de escolha que na minha interpretação não condiz com o garbo escoteiro eu até poderia aceitá-la. Não importa a cor ou o estilo importa o garbo na apresentação.

- Recebi um e-mail de um Chefe escoteiro que me perguntava: Porque não publica fotos de jovens e chefes usando a Vestimenta Escoteira da EB? – Boa pergunta. Sei que tenho uma pequena “pendenga” com a vestimenta. Se tivessem feita uma consulta ampla o que não existiu, poderia dar meu aval mesmo sabendo que minha maneira de pensar não tem a menor importância para a liderança e para aqueles que a adotaram. Uma pesquisa mostraria até que ponto estou errado.  

- Sei que o escotismo é feito no coração e não no uniforme, mas usamo-lo tão pouco, duas ou três horas aos sábados que me pergunto: - Não seria a hora de fazermos nosso marketing? Porque muitos na mesma sessão usam como querem e não há igualdade na apresentação? Liberdade? Quando encontrar uma boa foto, como todos mostrando orgulho do que vestem, uniformizados e garbosos terei satisfação em postar. Não sou o dono a verdade, nunca fui. Mas tenho meus direitos de escolha e disso não abro mão. Vejam o que escreveu Baden-Powell:

Eu frequentemente já tenho dito:

"Nenhuma importância tem que um Escoteiro ande uniformizado ou não!” 
O que vale é que ponha seu coração no Escotismo, engaje nele o seu espírito e cumpra a Lei Escoteira! Mas o fato é que não existe um escoteiro, que podendo comprar o uniforme, deixa de fazê-lo.


O espírito estimula a usá-lo. A mesma observação aplica-se, naturalmente, àqueles que se dedicam ao Movimento: os chefes e comissários. Eles não têm propriamente obrigação de usar o uniforme; poderiam deixar de fazê-lo se quisessem; mas em seus cargos e funções, têm que pensar nos outros antes de pensarem em si.


Eu, pessoalmente uso meu uniforme ainda que seja para inspecionar somente uma patrulha. Tenho certeza que isto aumenta o tônus moral dos jovens. Isto exalta-lhes a estima e admiração por seu uniforme, ao verem-no digna e orgulhosamente usado por adultos e de responsabilidade. Sentem-se enaltecidos por serem levados a sério por um adulto que também julgam importante pertencer à mesma fraternidade que eles.


O garbo e a elegância no uso do uniforme e a correção dos detalhes podem, talvez, parecer coisa fútil e sem importância. Muito pelo contrário, desenvolvem amor-próprio e exercem grande influência na reputação do Movimento perante o público, que julga pelas aparências. Nesta matéria, o exemplo é tudo!


Apresentem-me uma tropa descuidada com seus uniformes e eu (sem ser Sherlock Holmes!) poderei deduzir que seu chefe é negligente com seu uniforme escoteiro. Você deve pensar bem nisto, quando estiver envergando seu uniforme ou dando um toque pessoal impróprio a ele. Você é modelo para os jovens e seu garbo e elegância vão refletir neles.


Nota – Um vizinho que me conhece como escoteiro, me perguntou quem eram aqueles que desfilaram com um novo tipo de uniforme, muitos desiguais, com camisa fora da calça, sem o meião conhecido, coberturas diferentes, meias de cor diferente e sapatos de várias cores. – São escoteiros? Me perguntou sorrindo. Tentei explicar e não sei se ele entendeu. Pelo sim pelo não essa foi à impressão que ele teve dos novos uniformes. Nada mais a dizer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....